Câmeras de Juazeiro do Norte registram meteoro brilhante visto no céu de parte do Nordeste

O fenômeno pode ser visualizado por cerca de sete segundos em Juazeiro do Norte e estados como Paraíba, Pernambuco e Bahia

Escrito por Redação ,
Foto: Foto: Reprodução

A passagem de um grande meteoro brilhante na atmosfera chamou atenção em vários estados do Nordeste, incluindo Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia, às 18h59 desta quarta-feira (15). Câmeras que monitoram o clima ao vivo em Juazeiro do Norte registraram o fenômeno, que durou pouco mais de sete segundos no céu.

O evento foi investigado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). De acordo com Lauriston Trindade, membro da Rede, é um acontecimento normal, porém, pelo tamanho do meteoro e o tempo da trajetória, foi possível avistá-lo em diferentes partes do País, o que gerou curiosidade.

A Bramon reuniu relatos de testemunhas e imagens que captaram o meteoro para avaliar o fenômeno. 

“É comum a gente ver meteoros, muita gente já viu, popularmente conhecido como as estrelas cadentes. O que chama atenção nesse fenômeno que aconteceu na última quarta é que ele foi um meteoro muito brilhante e muito duradouro. Ele durou um pouco mais de 7 segundos e a sua trajetória iniciou sobre a cidade de Princesa Isabel, na Paraíba, e terminou em Carnaíba, lá em Pernambuco”, explicou Lauriston Trindade. 

Velocidade

Segundo a Rede Bramon, o meteoro teve uma velocidade estimada em 62 mil km/h, o que dá aproximadamente 17 km/s. “É uma velocidade relativamente alta, mas dentro desse universo dos meteoros, a gente já detectou meteoros um pouco mais lentos e mais rápidos”, disse Trindade. 

Com a passagem rápida, o meteoro coloriu o céu com tons verde, azulado e alaranjado. Isso acontece por causa das camadas da atmosfera e da presença de nitrogênio e oxigênio no espaço.  

Os meteoros são rochas espaciais, pequenos fragmentos de poeira espacial que adentram a atmosfera e, pela rápida velocidade, acabam aquecendo o ar e gerando esse brilho, acrescentou o estudioso do tema.    

“No topo da atmosfera, a gente tem uma quantidade de nitrogênio, e esse nitrogênio acaba brilhando em verde azulado e quando o meteoro se aprofunda nessas camadas, quando ele se aproxima da terra em si, ele acaba chegando em regiões que tem mais oxigênio e isso gera um brilho alaranjado, gera um brilho mais avermelhado. São características normais”, detalhou.

No Ceará, há relatos de meteoros e também do surgimento de meteoritos, que são partes da rocha espacial que conseguem atravessar a atmosfera sem se desintegrar completamente e chegam ao solo.  

Em 1991, houve a descoberta do meteorito em Campos Sales, de acordo com Trindade. 

Esses eventos, geralmente, não causam danos. Os meteoros mais comuns produzem apenas o espetáculo no céu e acabam se desintegrando na atmosfera. 

Assuntos Relacionados