O deputado estadual Zezinho Albuquerque (PP) acaba de registar uma marca histórica na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece): o parlamentar foi eleito para o 10º mandato, um recorde no Parlamento cearense. A partir de 2027, o político ocupará o posto de decano da Casa.
Até então, a Alece tinha três deputados estaduais com a marca de 36 anos, ou seja, nove mandatos: João Viana de Araújo (morto em 2020), Fernando Hugo (Republicanos) e Zezinho Albuquerque.
Fernando Hugo buscou um novo quadriênio como deputado estadual, mas não retornará para a Alece em 2027. O político obteve apenas 31.224 votos no pleito do último domingo (4), ficando fora das duas vagas conquistadas pelo Republicanos.
Com isso, Zezinho Albuquerque passará a ser o mais antigo do Parlamento e completará a marca de 40 anos como deputado estadual. Entre os 10 mandatos, o novo decano foi três vezes presidente da Assembleia Legislativa — outra marca inédita — e também chegou a se licenciar para ser secretário de Estado.
Em entrevista na última quarta-feira (7), Zezinho atribuiu a longevidade na Casa à atuação pautada na “serenidade, honestidade e trabalho”.
“É não querer ser o dono da verdade, escutar mais do que falar. E trabalhar pelo povo do estado do Ceará. É isso que a gente faz. Porque enquanto tem muita gente aí trabalhando de uma maneira que não é normal, eu não vou aqui citar nome, nem entrar em quem é, a gente trabalha tranquilamente e o povo reconhece”
Trajetória do novo decano
Natural de Massapê, na região Norte do Ceará, José Jácome Carneiro Albuquerque nasceu em 19 de março de 1955.
Ele é pai de quatro filhos, sendo dois políticos: o deputado federal AJ Albuquerque e Aline Albuquerque, ex-prefeita de Massapê e conselheira da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Arce).
Filiado ao PP, o novo decano iniciou a trajetória na Alece em 1991, sendo apenas o terceiro dos 10 mandatos como suplente em exercício, os demais como titular. Também acumula passagens pelos partidos PDT, Pros e PSB.
Ao longo desse período, o deputado foi por três vezes presidente da Assembleia Legislativa, três vezes primeiro vice-presidente e três vezes o primeiro secretário.
Na atual legislatura, o político chegou a se licenciar da Alece para exercer o cargo de secretário das Cidades do Governo do Estado, função a qual também foi titular na gestão Camilo Santana (PT), entre 2019 e 2022.
Em dezembro de 2025, Zezinho Albuquerque foi um dos homenageados com a Medalha Paulo Sarasate, honraria dedicada aos parlamentares que completam, pelo menos, 25 anos de exercício de mandato.
Recordistas de mandatos
Almir Santos Pinto (falecido em 1991), Aquiles Peres Mota (falecido em 2000) e Manuel de Castro Filho (falecido em 1995) completam a lista de políticos com maior número de mandatos na Alece. Os três foram eleitos oito vezes como parlamentares estaduais, conforme levantamento do Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia (Malce).
Deputados com maior número de mandatos na Alece, segundo o Malce:
- João Viana de Araújo: Teve nove mandatos consecutivos, iniciando em 1963 como primeiro suplente. Em seguida foi eleito mais oito vezes, exercendo a função na suplência durante as legislaturas de 1987 e 1991.
- Fernando da Silva Colares Hugo (PSD): Atualmente está no 9° mandato de deputado estadual. Compõe a lista de parlamentares com mais mandatos consecutivos, sendo o primeiro em 1991.
- José Jácome Carneiro Albuquerque - Zezinho Albuquerque (PP): Atualmente está no 9° mandato. Também iniciou a trajetória na Casa em 1991, sendo apenas o terceiro mandato como suplente, os demais como titular.
- Manuel de Castro Filho: Foi deputado estadual por 8 mandatos consecutivos (1947-1974). É um dos recordistas do período pós-Estado Novo. Faleceu em setembro de 1995.
- Aquiles Peres Mota: Teve 8 mandatos. Ingressou na política em 1955 como suplente de deputado, sendo eleito para mais sete mandatos. Foi presidente da Alece por dois biênios (1979-1980 / 1983-1984). Faleceu em março de 2000.
- Almir Santos Pinto: Foi constituinte em 1947. O parlamentar foi eleito para mais sete legislaturas, sendo a última em 1975. Faleceu em novembro de 1991.
- Antônio Pinheiro Granja (PSB): Está no 7° mandato. Foi candidato novamente em 2026, mas não conseguiu a reeleição. Foi eleito pela primeira vez em 1998. Atualmente, o parlamentar é suplente do PSB, mas está em exercício após licenças de titulares do partido para idas ao secretariado do Governo do Ceará.
- Osmar Baquit (PSB): Está no sétimo mandato de deputado estadual, sendo reeleito para novo mandato em 2027. Foi eleito para o Legislativo pela primeira vez em 1998. Atualmente, está licenciado do cargo para atuar como coordenador especial de Apoio à Governança das Regionais de Fortaleza (CEGOR).