A eleição de 20 deputados estaduais e federais no Ceará em 2026 tem o caráter familiar em comum: são filhos de nomes com história na política cearense. Nesses casos, o vínculo parental é um dos fatores que ajudam a explicar o êxito nas urnas.
Entre os 46 eleitos para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), pelos menos 13 possuem vínculos sanguíneos com políticos consagrados em outros pleitos. A maioria envolve filhos de atuais prefeitos ou ex-gestores municipais.
No caso da Câmara Federal, sete dos 22 deputados federais eleitos são filhos de políticos. A maior parcela dos casos envolve ex-parlamentares e ex-prefeitos que conseguiram emplacar nomes no Legislativo.
Historicamente, a consolidação dessa cadeia de parentesco é usada como estratégia para preservar o capital político das famílias e reforçar um vínculo fiel com o eleitorado local.
Por outro lado, a representação na Alece e no Congresso faz as famílias ampliarem a capacidade de articulação para as suas bases eleitorais, expandindo o campo de influência para o Legislativo.
Veja a lista de deputados estaduais que são filhos de políticos:
- Davi de Raimundão (MDB) - Filho de Raimundo Macedo, ex-prefeito de Juazeiro, ex-deputado estadual e ex-deputado federal;
- Osmar Baquit (PSB) - Filho de Aziz Okka Baquit, ex-prefeito de Quixadá;
- Sérgio Aguiar (PSB) - Filho do ex-deputado, ex-governador e ex-presidente do TCM, Francisco Aguiar;
- Zezinho Albuquerque (PP) - Filho de Francisco das Chagas Albuquerque, ex-deputado, ex-vereador e ex-prefeito de Massapê;
- Moses Filho (União) - Filho do deputado federal Moses Rodrigues e neto do prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues;
- Guilherme Landim (PSB) - Filho da prefeita de Brejo Santo, Gislaine Landim, e do ex-presidente da Alece, Welington Landim;
- Jeová Mota (PSB) - Filho do ex-vice-prefeito e ex-vereador de Tamboril Antônio Mota;
- Marcos Sobreira (PSB) - Filho do ex-prefeito de Iguatu, Marcelo Sobreira, e da ex-deputada Mirian Sobreira;
- Manu Pimenta (PSB) - Filha do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta;
- Ilo Neto (PT) - Filho do deputado estadual e ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto;
- Lia Gomes (PSB) - Filha do ex-prefeito de Sobral, Dr. José Euclides, e irmã de Cid, Ciro, Ivo e Lúcio Gomes;
- Simão Pedro (PSD) - Filho da prefeita de Orós, Tereza Cristina;
- Davi Benevides (PSDB) - Filho do deputado federal Mauro Filho.
Veja a lista de deputados federais que são filhos de políticos:
- André Fernandes (PL) - Filho do deputado estadual Alcides Fernandes;
- Matheus Noronha (PL) - Filho do ex-deputado federal Genecias Noronha e da ex-deputada estadual Aderlânia Noronha;
- Domingos Neto (PSD) - Filho do deputado estadual e ex-vice-governador Domingos Filho e da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar;
- Luisa Cela (PT) - Filha da ex-governadora Izolda Cela e do ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda;
- Moses Rodrigues (União) - Filho do prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, e pai do deputado estadual Moses Filho;
- AJ Albuquerque (PP) - Filho do deputado estadual Zezinho Albuquerque;
- Nenen Coelho (MDB) - Filho do ex-prefeito de Novo Oriente, Murica.