Deputado mais antigo na Assembleia do CE não consegue se reeleger para 10º mandato consecutivo

Fernando Hugo foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Legislativa na década de 1990

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
05 de Outubro de 2026 - 08:00
capa da noticia
Legenda: Fernando Hugo integra a lista de parlamentares com mais mandatos consecutivos na Casa Legislativa
Foto: Máximo Moura

O deputado estadual Fernando Hugo (Republicanos), decano da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), obteve 31.224 votos no pleito deste domingo (4) e não conseguiu conquistar um novo mandato na Casa.

Com o resultado, o parlamentar não alcançará o feito histórico de chegar ao 10º mandato consecutivo no Legislativo estadual.

Fernando da Silva Colares Hugo foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Legislativa na década de 1990 e integra a lista de parlamentares com mais mandatos consecutivos na Casa. Desde então, acumula mais de três décadas de atuação como deputado estadual.

Na atual legislatura, Fernando Hugo exerce o 9º mandato. Em março de 2026, filiou-se ao Republicanos. Na Alece, integra a Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, da Pecuária e da Pesca e a Comissão de Defesa do Consumidor.

No pleito deste domingo, o Republicanos conquistou 2 vagas na Assembleia, sendo preenchidas por David Durand, com 49.051 votos e Gardel Rolim com 36.236 votos.

Histórico de Fernando Hugo

Natural de Fortaleza, Fernando Hugo nasceu em 25 de março de 1953. É formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atuou profissionalmente em comunidades de Messejana, em Fortaleza. Na área da saúde, também foi diretor do Hospital Gonzaga Mota, além de ter participado de outras entidades sociais.

Ao longo da trajetória política, o parlamentar também integrou os quadros do PSDB, Solidariedade, PP e PSD, antes de ingressar no Republicanos.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Colunistas

Edição do Dia