Neste domingo (25), eleitores de todo o Brasil foram às urnas escolher o novo presidente da República no 2º turno das eleições de 2026. Em cinco estados e no Distrito Federal, também foi a vez de escolher o novo governador.
Em 4 de outubro, 20 estados decidiram a eleição em primeiro turno. Douglas Ruas (PL) também foi eleito em primeiro turno como governador do Rio de Janeiro, mas o resultado só saiu após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RJ).
Dentre os eleitos no começo do mês, está também o atual governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), reeleito para mais quatro anos. Tanto os governadores eleitos neste domingo quanto os que já foram decididos tomarão posse dos mandatos em 6 de janeiro de 2027.
Será a primeira vez que os mandatários serão empossados em nova data. Anteriormente, o rito acontecia no dia 1º de janeiro no ano seguinte à eleição.
Veja a lista dos governadores eleitos neste domingo:
Quem são os eleitos governadores em 2º turno no Brasil?
Acre
A atual governadora Mailza Assis (PP) continuará à frente do Palácio Rio Branco. Aos 49 anos, a mandatária foi reeleita para quatro anos no cargo em disputa com Alan Rick (Republicanos).
Mailza tem longa trajetória na política acreana. Sul-mato-grossense de nascimento, a governadora do estado do Norte foi secretária municipal em Senador Guiomard, no interior do Acre.
Em 2014, foi eleita suplente de senadora, e em 2018, efetivada no cargo com a eleição de Gladson Cameli (PP). Foi eleita vice-governadora na chapa reeleita de Cameli, e desde abril deste ano, assumiu o cargo de governadora com a renúncia do titular.
Amazonas
Omar Aziz (PSD) retorna à chefia do cargo no Palácio Rio Negro após vencer Professora Maria do Carmo (PL) neste domingo. O atual senador pelo Amazonas tem 68 anos e vasta trajetória política.
Paulista de nascimento e engenheiro civil de formação, foi vereador e vice-prefeito de Manaus e deputado estadual pelo Amazonas. Em 2003, foi eleito vice-governador do Estado, e assumiu o cargo em 2010 com a renúncia de Eduardo Braga.
Foi reeleito em 2010, e é senador pelo território amazonense desde 2015. Aziz ocupa a vaga de Roberto Cidade, que não conseguiu se reeleger.
Distrito Federal
A atual governadora Celina Leão (PP) foi reeleita para o cargo e continuará à frente do Palácio do Buriti, sede do governo distrital, pelos próximos quatro anos. Ela venceu Leandro Grass (PT) no segundo turno.
A goiana tem 49 anos e é administradora de empresas, e conta com passagens por diversos cargos da política distrital. Foi deputada, presidente da Assembleia Legislativa do Distrito Federal, e entre 2019 e 2026, ocupou o posto de vice-governadora do titular Ibaneis Rocha (MDB). Com a renúncia dele, assumiu o cargo de chefe do Executivo.
Espírito Santo
Lorenzo Pazolini (Republicanos) confirmou o favoritismo e será o novo governador capixaba. Ele foi eleito para quatro anos no Palácio Anchieta após vencer a disputa contra o atual governador Ricardo Ferraço (MDB).
Pazolini tem 44 anos e foi deputado estadual entre 2019 e 2020, quando foi eleito prefeito de Vitória. Reeleito em 2024, renunciou no começo de abril para concorrer ao governo capixaba.
Rio Grande do Norte
O candidato Cadu de Lula (PT) foi eleito em votação apertada neste domingo. Ele superou o ex-prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra (União Brasil) e vai ocupar o Palácio dos Despachos da Lagoa Nova a partir de 6 de janeiro de 2027.
Carlos Eduardo Xavier é carioca, tem 48 anos e é engenheiro de produção. Assumiu mandatos em secretarias estaduais durante a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), que não podia se reeleger novamente.
Tocantins
Com larga vantagem, Vicentinho Júnior (PSDB) superou Professora Dorinha (União) e será o novo governador do Tocantins. Ele assume a sede do Palácio Araguaia a partir de 6 de janeiro.
Aos 41 anos, ele é deputado estadual por três mandatos no território tocantinense. Natural de Goiânia, é empresário e filho do senador pelo Tocantins Vicentinho Alves.