Legislativo Judiciário Executivo

PT e PDT fazem ofensivas no Cariri visando conquistas nas principais cidades da região

Em lados opostos ou caminhando juntos, agremiações partidárias consideram que vitórias no pleito são estratégicas

Escrito por Bruno Leite , bruno.leite@svm.com.br
Juazeiro do Norte
Legenda: Agendas partidárias movimentam o panorama neste fim de semana.
Foto: Anderson Duarte/Prefeitura de Juazeiro do Norte

No extremo Sul do Ceará, na região do Cariri, um conjunto de prefeituras deve ser o alvo de investidas de legendas que até a última eleição municipal eram aliadas: o Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Democrático Trabalhista (PDT). Pensando em tal ofensiva, ambas as siglas irão promover, neste sábado (23), eventos para discutir o cenário, apresentar pré-candidaturas e garantir novas filiações. 

As duas principais agendas políticas serão realizadas em Juazeiro do Norte, pela manhã. A primeira será a do PDT, a partir das 7h30, uma coletiva em um hotel da cidade, promovida como parte de uma programação de filiações realizadas desde a sexta-feira (22) em outras localidades do entorno. A segunda, um encontro regional do PT, ocorrerá em uma casa de shows localizada no bairro da Lagoa Seca, às 9h. 

Veja também

Na lista de figuras petistas, foram escalados para o anúncio de pré-candidatos do Cariri o governador cearense, Elmano de Freitas (PT); o ministro da Educação, Camilo Santana (PT); o deputado federal e líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT); a senadora Augusta Brito (PT); e o presidente estadual do partido no Ceará, Antônio Filho (PT), conhecido como "Conin".

Quanto ao evento da agremiação trabalhista, estão confirmados, conforme assessoria do PDT, o ex-governador do Ceará e vice-presidente nacional da sigla, Ciro Gomes (PDT); o deputado e presidente interino da Executiva nacional, André Figueiredo (PDT); e o presidente do diretório fortalezense do partido, Roberto Cláudio (PDT)

Crajubar na mira

No contexto do Cariri, o polígono formado por Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, o Crajubar, é central para os partidários de ambos os agrupamentos políticos. Pelo menos é o que dizem os que detêm o poder de decisão em tais forças. A relevância econômica e o contingente populacional superior a 492 mil habitantes, segundo o Censo 2022, são fatores proeminentes indicados pelos entrevistados.

"É a região do Camilo (Santana) e a região que eu sou sempre um dos deputados federais mais votados. É onde o PT, nas últimas eleições, teve mais votos. Então não é qualquer região", valorizou o deputado federal José Guimarães, uma das lideranças petistas, quando perguntado sobre o enfoque para esta porção do território cearense. 

"Nós vamos ter candidaturas do PT no Crajubar, nas três cidades: Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha", expôs Guimarães em seguida. Conforme esclareceu o parlamentar, o ato petista em Juazeiro foi convocado pelas direções estadual e municipal do partido. Na ocasião do encontro, segundo exaltou, serão apresentados 23 pré-candidatos da região. 

Já o presidente nacional do PDT, André Figueiredo, utilizou argumentos parecidos para esclarecer a aposta feita pelos correligionários nas prefeituras locais, dando ênfase para quantitativo de eleitores inclinados a votar em pedetistas como um elemento a ser levado em conta, inclusive para outros pleitos. 

"O Cariri, para mim, particularmente, é depois da Região Metropolitana de Fortaleza, minha principal base política", lembrou. Fizemos um bom número de prefeitos em 2020 e eu tive, como deputado federal, aproximadamente 40 mil votos na região. Então temos um vínculo, além de familiar, político", analisou André.

Embate em Juazeiro do Norte

Ao que informou a equipe de comunicação do PDT, o atual prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), também irá participar do momento com Ciro, Roberto Cláudio e Figueiredo. Pré-candidato na disputa pelo Paço Municipal, o mandatário terá que enfrentar um "fantasma" para ser reconduzido ao cargo: o fato de que nenhum gestor do Município foi reeleito.

Eleito em 2020 como um oposicionista, ele evitava aderir a um dos lados desde o junho do ano passado, quando anunciou que iria se candidatar novamente. Agora, a presença do Partido Democrático Trabalhista na chapa majoritária é uma das estratégias buscadas para "quebrar o tabu". 

Em entrevista por telefone, na quinta-feira (21), o comandante da Prefeitura confirmou tal intenção. Segundo revelou o político, o principal cotado para ser seu companheiro de majoritária é Diogo Machado, ex-titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp). 

Pelo que ele disse, o ex-secretário será um dos nomes que irão se filiar ao PDT. "Ele é um cara que está entre os que são indicados para ser candidato a vice na nossa chapa e vai oferecer um café da manhã para a imprensa", comentou Bezerra. 

"Nossa relação tem sido muito positiva para a cidade de Juazeiro do Norte e, naturalmente, para mim. Estou muito esperançoso. Já disseram: 'olha, fica tranquilo, o PDT aí vai lhe apoiar na reeleição'. Então será bem bacana", projetou o prefeito, que disse estar animado com a parceria.

Prefeitura de Juazeiro do Norte
Legenda: Gestores que comandaram Prefeitura de Juazeiro do Norte nunca foram reeleitos.
Foto: Reprodução / PMJN

Glêdson ressaltou ainda a dimensão do PDT nacionalmente e também no contexto local. "Aqui, em Juazeiro, sempre foi um partido muito na ativa. Ele esteve recentemente com o Arnon (Bezerra), que é o ex-prefeito. Antes do Arnon, ele esteve com o grupo do Diogo Machado e Gilmar Bender, que foi outra candidatura fortíssima", adicionou, citando que "tabu nasceu para ser quebrado".

Machado foi mais cauteloso quando procurado, declarando que sua participação, embora tenha sido comentada por Bezerra, ainda não foi definida. "Mas me coloco à disposição, assim como o deputado André Figueiredo já colocou o partido à disposição no apoio a reeleição do atual prefeito", ponderou. Em suas palavras, o diálogo com a base deve continuar para a definição acontecer o mais rápido possível.

Do mesmo modo, o eventual vice alertou que sua filiação ao PDT ainda está sendo discutida. "Ao que tudo indica haverá um novo evento para essa oficialização", completou, se referindo ao evento do sábado como um momento para o planejamento partidário diante das eleições municipais da região.

Um dos comandantes da legenda brizolista no Estado, o ex-prefeito de Fortaleza e presidente do diretório municipal alencarino, Roberto Cláudio, ratificou as tratativas: "Há um indicativo de pré-candidatura à vice do Diogo. De qualquer maneira, o PDT vai estar no palanque do Glêdson".

Palanque petista

O deputado estadual Fernando Santana (PT) é quem deve se apresentar como um player do petismo em Juazeiro do Norte. Sua pré-candidatura foi confirmada pelo próprio governador Elmano de Freitas durante a entrega de veículos para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), na manhã de sexta-feira (22), no bairro Couto Fernandes, na Capital alencarina.

"Amanhã (sábado, 23), nós devemos ter o lançamento da pré-candidatura do companheiro Fernando Santana, companheiro que muito me orgulha como vice-presidente da Assembleia e eu tenho certeza que nós apresentaremos a melhor alternativa que Juazeiro já teve na sua trajetória", ressaltou o governador. 

Veja também

Elmano destacou ainda que o Partido dos Trabalhadores deve conversar com outros partidos da base aliada ao Governo e que apresentaram pré-candidaturas na cidade. "Nós vamos tentar dialogar para buscar construir", reforçou o governador.

Até a quinta-feira (21), Santana tratava com cautela sua candidatura ao governo juazeirense. "Estou pedindo muita cautela para esse debate. Está distante ainda para acontecer e estou tomando as minhas decisões. Não tem nenhuma decisão tomada nesse sentido de pré-candidatura", alegou.

"Estamos ouvindo, estamos conversando e dialogando, mas não temos nada de definição. Vou participar do evento, como sempre participo de todos os eventos do partido que nos compete participar, sobretudo em um evento regional que é na nossa região do Cariri", justificou o parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). 

Para José Guimarães, o lançamento antecipado de Fernando Santana é o foco principal do encontro petista. "A presença do Camilo e do Elmano, nesse ato amanhã, às nove horas, em Juazeiro, é um sinal mais do que é evidente de que é para valer", sustentou o líder do Governo Lula, que disse considerar o colégio eleitoral do município como estratégico.

No Crato, PT e PDT marcharão juntos

Se na escala estadual, PDT e PT se posicionam em flancos opostos, no Crato tudo permanece como antes, sem polarização. Na cidade, o prefeito José Ailton Brasil (PT) caminha para o último ano do seu mandato, após dois ciclos consecutivos à frente do Palácio Alexandre Arraes, e tem "salvo conduto" para indicar um sucessor sem nenhum receio de contar com um nome do trabalhismo na chapa. 

Até janeiro, seis nomes do entorno governista estavam habilitados como possíveis para a sucessão: o do vereador Pedro Lobo (PT); o do chefe de gabinete Rondinele Brasil (PT); o da secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela (PT); o do vice-prefeito André Barreto (PT); o presidente da Câmara Municipal, Florisval Coriolano (PRTB); e o diretor da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Rafael Branco (PP).

Na fim de 2023, Pedro Lobo e Rondinele Brasil chegaram a protagonizar um impasse em torno da decisão, por conta de uma disputa interna pela escolha de quem irá representar o partido nas urnas.

No início deste ano, em conversa com o Diário do Nordeste, José Airton defendeu a posição de que o PT encabece a chapa majoritária no Crato. "Nós vamos defender que o nome saia do PT, porque o PT está governando", comentou. "Mas vamos conversar com todos os pré-candidatos, com todos os partidos e, em acordo, com o governador Elmano de Freitas, com o ministro Camilo e com o deputado José Guimarães, decidir. (...) Não vai ser uma candidatura imposta", adicionou.

Prefeitura Municipal do Crato
Legenda: Aliança entre PT e PDT no Crato diverge do que é visto na Capital cearense, por exemplo.
Foto: Reprodução / PMC

A previsão era de que as conversas acelerassem em fevereiro e o martelo fosse finalmente batido em março. O que, até então, não ocorreu, pelo que contou José Guimarães. "O 'Zé Ailton' lidera. Ele não escolheu ainda, mas vai escolher. Já demos a prerrogativa para ele e o PT está unido no Crato", respaldou o deputado federal.

Enquanto não define a pessoa que será submetida ao crivo dos eleitores para dar continuidade ao seu projeto político, o atual chefe do Executivo tem chancelado a filiação de lideranças em partidos que comporão seu bloco na corrida eleitoral, como os do PDT, que fez uma ação para novos filiados nesta sexta-feira. "Hoje, pela manhã, nós filiamos alguns vereadores no Crato. Novas lideranças, sempre em comum acordo com o prefeito", disse o presidente pedetista André Figueiredo.

Figueiredo assegurou que, no município, a lógica de disputa com o grupo de Elmano não será seguida. "No Crato, o PDT estará lado a lado com o 'Zé Ailton' e deverá, inclusive, indicar o vice", admitiu. "Não temos o PT como adversário no Ceará. Temos boas parcerias em alguns municípios, como é o caso do Crato e também de Itapipoca", continuou.

A opção pelo apoiamento ao Partido dos Trabalhadores foi explicada por Roberto Cláudio, que atribuiu a questão a uma amizade entre o atual ocupante da cadeira e do dirigente nacional pedetista. "Não foi lançado ainda quem é o pré-candidato do prefeito, mas lá é uma base muito do André e ele tem uma relação pessoal muito forte com o Zé Ailton", citou, dando conta do que motivou a aliança.

Barbalha tem frente de oposição e PT querendo reeleição

Terceira maior cidade da Região Metropolitana do Cariri no quesito população, Barbalha é comandada há pouco mais de três anos pelo prefeito Guilherme Saraiva (PT), que tentará sua reeleição. 

Quando chegou ao posto, apoiado pelo então governador Camilo Santana, ele era um principiante em um cargo público - o único entre os gestores do Crajubar, que já haviam sido eleitos outras vezes.

A sua participação na eleição municipal deste ano não é bem uma novidade. Ela já era tida como natural por interlocutores próximos ao Palácio da Abolição desde o início do ano passado.

"Barbalha é a (candidatura para a) reeleição do Guilherme Saraiva, está batido martelo", falou tranquilo o deputado Guimarães, quando procurado pela reportagem nesta sexta-feira. 

Prefeitura de Barbalha
Legenda: Principiante em uma função eletiva, mandatário de Barbalha tentará prosseguir no cargo.
Foto: Reprodução / PMB

Apesar da tranquilidade dos aliados de Elmano em dar a questão por encerrada, um grupo de oposicionistas deve formar uma frente para barrar a eleição. Irão marchar neste sentido pedetistas, tucanos e membros do União Brasil.

A informação da incursão oposicionista foi confirmada por Roberto Cláudio. "Em Barbalha, o PDT vai caminhar com a frente de oposição. Estão também lá, o PSDB e o União. É uma candidatura de oposição ao atual prefeito, que é do PT", explanou o dirigente.

A cúpula dos três partidos adversários, entretanto, não designou quem será o candidato.Isso está sendo construído. "Mas o grupo lá tem dois ex-prefeitos. Um que é ex-deputado, o Rommel Feijó - do PSDB -, e Argemiro Sampaio Neto - do União Brasil", sugeriu o ex-prefeito fortalezense. 

"O PDT vai se alinhar com esse grupo lá, mas, pelo que eu entendo, ainda haverá a definição de quem é o nome', concluiu.

Assuntos Relacionados