As urnas das sessões eleitorais estão abertas, em todo o País, até as 17 horas deste domingo (30). Além da escolha do novo presidente, em 12 estados, novos governadores serão escolhidos. A votação segue o horário de Brasília.
No começo da tarde, denúncias nas redes sociais fizeram o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinar que o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvanei Vasques, preste imediatamente informações sobre as razões para a realização de operações em rodovias.
Candidatos à Presidência votaram pela manhã
No Rio de Janeiro, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), votou assim que as urnas abriram na Vila Militar.
Pouco depois das 9h, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou em escola estadual João Firmino, em São Bernardo do Campo (SP).
Em alguns países, como Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul e Japão, às 6h deste domingo já tinha sido encerrada a votação, com resultados extraoficiais já divulgados. Portugal, França e outros países registram grandes filas durante a votação.
Acompanhe em tempo real
Pode votar?
Quem não votou no primeiro turno pode votar neste segundo? Pode. A falta no primeiro turno não é empecilho para votação no segundo turno. A Justiça Eleitoral considera cada turno eleitoral um evento independente. Portanto, mesmo tendo faltado, o eleitor deve comparecer às urnas novamente neste domingo.
Hoje é feriado?
Uma decisão colegiada da Seção Especializada I, do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) confirmou o entendimento de que este domingo de eleições é feriado.
Assim, neste dia de segundo turno, só podem trabalhar as categorias que tenham permissão para atuar no feriado prevista em lei ou que tenham convenção coletiva de trabalho possibilitando o serviço nessas datas.