PDT: compasso de espera

As circunstâncias eleitorais levam à reta final algumas indefinições que podem ter peso decisivo em relação ao eleito em novembro

Legenda: Convenção do PDT no ano passado
Foto: Lucas Barbosa

A coligação que o PDT está articulando para a disputa na Capital terá mais de dez partidos, muitos dos quais com peso no cenário nacional. Certamente, a aliança governista será a maior da disputa na Capital em relação ao número de legendas e também ao tempo de TV disponível para a propaganda do candidato.

Entretanto, as circunstâncias eleitorais levam à reta final algumas indefinições que podem ter peso decisivo em relação ao eleito em novembro. Por isso, o partido, que detém o Paço Municipal neste momento, ainda aguarda articulações com outros partidos para definir a sua situação.

Os casos mais evidentes seriam PT, DEM e PSDB. Presidente municipal do partido, o prefeito Roberto Cláudio, entretanto, segue nas tarefas internas e diz aguardar as definições dos partidos. "Neste momento, tudo que se fale pode ser precipitado e pode gerar algum desconforto. A gente respeita a dinâmica dos partidos", diz ele.

Olho na 'live'

Na espera por definições dos diálogos entre o PDT e os demais partidos aliados, pré-candidatos a prefeito dentro da base aliada, não querem perder tempo. Nesta segunda-feira (31), Élcio Batista (PSB), Professor Anízio (PCdoB) e Alexandre Pereira (Cidadania) fizeram uma 'live' para discutir educação e tecnologia. A turma não quer perder visibilidade. Um olho no público e outro na articulação.

Confronto familiar

Em Sobral, na região Norte, muito tem sido dito sobre a disputa pela Prefeitura que seria entre o prefeito Ivo Gomes (PDT), que tenta a reeleição, e o empresário Oscar Rodrigues. O líder do grupo de oposição, deputado federal Moses Rodrigues (MDB), filho de Oscar, diz, entretanto, que a confirmação sobre quem será o candidato ficará para a semana que vem. Pai ou filho devem ser candidatos.

E Sobral, que detém na história do Ceará algumas das mais tradicionais famílias políticas, deve ir para um novo confronto familiar nas urnas entre Ferreira Gomes e Rodrigues.

Impasse no Cariri

Do Norte ao Sul: está cheio de disse-me-disse o momento pré-eleitoral em Juazeiro do Norte, a principal cidade do Cariri cearense. Um dos maiores impasses, por incrível que pareça, é no PDT. O empresário Gilmar Bender quer porque quer ser candidato, mas o senador Cid Gomes já disse publicamente que o candidato da aliança lá é o prefeito Arnon Bezerra, que tenta a reeleição.

O atual vice, Giovanni Sampaio, rompido com Arnon, diz que vai apoiar Bender, mas ele vem fazendo diversos movimentos políticos nos últimos meses. Arnon está tendo dificuldade para fechar a aliança para a sua reeleição. O governador Camilo Santana tem simpatia pelo prefeito, mas o PT deve ter candidato próprio por lá.

Refis em pauta

O projeto do governo do Estado que propõe refinanciamento de dívidas dos contribuintes do ICMS e do IPVA deverá ser lido na sessão de quinta (3). Nesta terça (1º), a deputada Augusta Brito (PCdoB), líder do governo na Casa, deverá definir se haverá pedido de urgência para tramitação da matéria. Se isso ocorrer, o projeto pode até ser aprovado ainda na quinta, mas isso é no campo da possibilidade. O mais provável é que ela seja votada na próxima semana.