O técnico argentino Juan Pablo Vojvoda completa um ano de Fortaleza Esporte Clube nesta quarta-feira (4). São 365 dias de trabalho e a sensação de que sempre esteve no Pici. Com títulos, recordes e carisma, se consolidou no rol dos maiores comandantes da história leonina.
Em um clube centenário, o treinador transformou a instituição na própria “Fortaleza”. O elo existiu desde o início, com a decisão de morar no Centro de Excelência, a sede tricolor. Vojvoda mudou a metodologia de treino, a formação tática, cobrou melhorias e ampliou laço com torcida.
NÚMEROS DE VOJVODA NO FORTALEZA:
- Jogos: 76
- Vitórias: 39
- Empates: 16
- Derrotas: 21
- Aproveitamento: 58,3%
- Três títulos: Campeonato Cearense (2021-2022) e Copa do Nordeste (2022)
Assim, cresceu “sem elevar o tom ou mudar o respeito”. Os resultados também ajudaram na consolidação, com três títulos até o momento: Campeonato Cearense (2x) e Copa do Nordeste. As taças foram as primeiras da carreira, construídas também com destaque dentro do contexto nacional.
Vojvoda conseguiu a melhor posição da história do Nordeste na atual edição do Brasileirão (4º colocado), além da principal campanha da equipe na Copa do Brasil (semifinal) e de resultados memoráveis, como o 5 a 1 frente ao Internacional. Deste modo, se tornou cobiçado no mercado.
De fato, o enredo está escrito, em páginas de glórias. E há espaço para mais, o futuro também se eterniza, como a participação inédita na Libertadores. O contrato de Vojvoda é encerrado no fim de 2022, o tema da permanência ainda é distante, mas Vojvoda segue escrevendo a história.
MARCAS DE VOJVODA COM O FORTALEZA:
- Série A: superou a campanha do Vitória-BA de 2008 e se tornou o clube nordestino com o melhor desempenho na história do 1º turno do Brasileirão no atual formato.
- Série A: foi o time nordestino com a melhor colocação da história do atual formato da competição, encerrando na 4ª colocação geral do torneio, superando a 5ª posição do Vitória-BA em 2013.
- Libertadores: foi o primeiro time cearense classificado para a competição da Conmebol.
- Copa do Brasil: superou a melhor campanha da história do clube na competição ao se classificar às semifinais. Antes, a equipe tinha chegado às quartas durante 2001.
- Campeonato Cearense: foi campeão invicto em 2021, em campanha iniciada por Enderson Moreira, encerrando tabu de 53 anos sem um vencedor sem derrotas - o última era o Ferroviário, em 1968.
- Atlético-MG: encerrou tabu de 15 anos do rival sem triunfo fora de casa ao vencer na 1ª rodada.
- Corinthians: encerrou tabu de 16 anos sem triunfo contra o rival ao vencer na 11ª rodada.
- São Paulo: encerrou tabu de 47 anos do rival ao vencer pela primeira vez fora na 12ª rodada.
- Palmeiras: encerrou tabu de 16 anos do rival sem triunfo fora de casa ao vencer na 15ª rodada.
- Sport: encerrou tabu de 52 anos do rival ao vencer pela primeira vez fora na 22ª rodada.