O Fortaleza se credenciou a brigar por mais na Série A do Brasileiro de 2021. Com um terço da competição realizada, após 13 rodadas, o time cearense se firma na 3ª posição da tabela, abre 17 pontos para a zona de rebaixamento, e tudo depois de bater o único invicto do torneio: o Bragantino.
O resultado de 1 a 0 na Arena Castelão, neste domingo (25), é o reflexo da competitividade da equipe, agora com quatro vitórias consecutivas - superou ainda Corinthians, América-MG e São Paulo. Dentro do escopo de regularidade, registra a melhor defesa, é o principal mandante e pode sonhar sim.
Campanha do Fortaleza na Série A:
- Jogos: 13
- Vitórias: 8
- Empates: 3
- Derrotas: 2
- Aproveitamento: 69,2%
- Gols marcados: 21
- Gols sofridos: 9
A projeção inicial sempre será evitar a 2ª divisão nacional. A pontuação aberta, a campanha histórica no futebol nordestino (melhor aproveitamento no atual formato) e os resultados é que o deixam apto a buscar nova classificação para evento internacional, feito obtido pela primeira vez em 2019.
Aplicação defensiva
A vitória contra o Bragantino serviu para mostrar novas vertentes do técnico argentino Vojvoda. Da busca incessante pelo gol, o Leão se retraiu e suportou a pressão do melhor ataque do Brasileirão. Foi uma equipe que se adaptou ao que o momento pediu para sair sem ser vazada pela 7ª vez.
Estatísticas de Fortaleza x Bragantino:
- Posse de bola: 35% x 65%
- Finalizações: 14 x 13
- Faltas: 21 x 14
- Passes: 278 x 512
A estratégia abriu mão da posse e apostou no contra-ataque - roteiro raro na campanha até o momento. O panorama envolveu travar o confronto para anular as principais chances. O risco foi nítido, só que a confiança e disciplina mantiveram a marcação intensa em identidade diferente.
O processo como um todo permite ainda o crescimento individual no setor. Um exemplo é o goleiro Marcelo Boeck, que substituiu o lesionado Felipe Alves mais uma vez e teve grande atuação.
Força do elenco
A principal receita no Brasileirão é a regularidade, ou seja, a manutenção do desempenho. O feito é desenvolvido principalmente com a reposição de jogadores, mas a consistência tática atenua a disparidade de nível. E o Fortaleza utilizou essa característica para resistir com novas peças.
O volante Jussa e o atacante Igor Torres foram titulares. Para renovar o fôlego, o zagueiro Jackson e o volante Ronald foram acionados. E Vojvoda concluiu mais um teste com o plantel.
Com um grau de exigência altíssimo, além da pressão adversária, o Leão terminou a partida com atletas que não estão dentre as primeiras opções de saída, mas cumpriram o necessário. O elenco mostra força mais uma vez sem o uso de nenhum reforço desde a chegada de Vojvoda.
Ficha técnica
Fortaleza 1x0 Bragantino
- Competição: Série A do Brasileiro - 13ª rodada
- Data: 25/07/2021
- Horário: 16h
- Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
- Gol: Robson aos 12´/1º T (1-0)
- Cartões amarelos: Matheus Jussa (F), Tinga (F), Felipe (F), Matheus Vargas (F) e Helinho (B)
- Cartão vermelho: Maurício Barbieri (B).
Fortaleza: Boeck; Tinga, Jussa e Benevenuto; Éderson, Felipe, Pikachu (Bruno Melo), Crispim e Matheus Vargas (Ronald); Robson (Osvaldo) e Igor Torres (Jackson). Técnico: Vojvoda.
Bragantino: Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Edimar (Weverson); Raul (Jadsom), Praxedes (Ramires) e Evangelista; Artur, Cuello (Helinho) e Ytalo (Alerrandro). Técnico: Barbieri.