Idosos esperam mais de três horas para receber vacina de Covid-19 no drive-thru do Iguatemi

O tumulto foi gerado pela divulgação de um comunicado interno com informação errada. Idosos acima de 75 anos sem agendamento foram para o drive-thru em busca de vacina, gerando longas filas e muito tempo de espera

Escrito por Redação ,
Legenda: Muitos idosos com mais de 75 anos chegaram por volta de 10h30 para receber a vacinação de Covid-19 no drive-thru do Shopping Iguatemi
Foto: Marina Alves

Filas de carros, longa espera e conflitos de informações. Idosos que foram receber a vacinação contra Covid-19 no drive-thru do Shopping Iguatemi, em Fortaleza, tiveram que enfrentar cerca de três horas de espera. De 10h30 até o início da tarde, o estacionamento do local continuava lotado de veículos e com muitos idosos reclamando.

O tumulto aconteceu, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), devido a um erro de comunicação do Shopping em um comunicado interno vazado que indicava que idosos acima de 75 anos poderia comparecer ao drive-thru e ser imunizado sem agendamento. Muitos idosos com menos de 90 anos e que não estavam agendados compareceram.

Em nota, o Shopping Iguatemi, pede desculpas pelo ocorrido e explica que a peça produzida para "comunicar o fato aos seus colaboradores, como forma de disseminar internamente esta informação de interesse público, saiu com a idade errada. O shopping pede desculpas pelo erro e lamenta os transtornos causados". 

Veja também

No Centro de Eventos, uma extensa fila de carros também se formou para a vacinação dos idosos contra Covid-19, na tarde desta sexta. Os relatos são de espera de pelo menos duas horas. 

centro de eventos
Legenda: Fila de carro se formou para acesso ao Centro de Eventos
Foto: Camila Lima

Três horas de espera pela vacina

Macilon Freitas, de 76 anos, foi uma das pessoas que passou boa parte da manhã esperando para ser vacinado. A princípio, ele chegou ao shopping a pé e foi aconselhado a voltar de carro para entrar na fila do drive-thru.  O idoso aguardava, ainda às 14h30, sua vez para imunizar.

“Eu já tinha feito o registro, não recebi e-mail. Aí quando eu cheguei aqui na portaria, disseram que não poderia mais suspender os de 75, só os de 90. A moça disse para eu entrar no carro e que me vacinava. Eu estou aqui no carro e ainda não me vacinaram. Estou sem almoçar, sem nada”, detalha.

Legenda: Até o início da tarde, o estacionamento do local continuava com lotação de veículos.
Foto: Marina Alves

Segundo Macilon, as informações foram dadas por membros da equipe de vacinação que estão no Iguatemi. “Eu quero me vacinar, só quero me vacinar e ir embora”, desabafa.

No caso da aposentada Valéria Passos, a ida ao centro comercial nesta sexta foi estressante, mas compensadora. Ela levou o pai José Maria, 81, e a mãe Benedita, 78, para serem vacinados no drive-thru às 11h30. Após quase três horas de espera, ambos receberam as doses do imunizante. 

“Nós não recebemos o e-mail de confirmação, mas fizemos o cadastro assim que abriu as inscrições. Eles estavam ansiosos, então quando eu soube que ia abrir o drive-thru, resolvi trazer eles. Estamos super felizes de termos conseguido”, comemora. 

De acordo com a equipe de imunização que estava no shopping, a orientação pela manhã, era de vacinar os idosos acima de 75 anos que chegavam sem cadastro. No entanto, à tarde, depois do tumulto, a orientação foi suspender a vacinação para os não cadastrados, ficando liberado apenas para os que têm mais de 90 anos.

Drive-thru para agendados

Os idosos acima de 75 anos estão sendo vacinados nos drive-thru instalados no Centro de Eventos e no Shopping Iguatemi. As secretarias da saúde do Estado e do Município reforçam que o atendimento é para aqueles que já haviam realizado o agendamento por meio do site Vacine Já ou do aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

A lista de cadastrados está sendo divulgada dirariamente no site da Sesa e da Prefeitura de Fortaleza. As pastas afirmam que estão entrando em contato com os idosos através dos telefones ou e-mails informados no cadastro. 

Vacinação 

De acordo com o balanço da prefeitura, 56.461 mil já foram vacinadas contra a Covid-19 em Fortaleza. Nesta quinta-feira (4), 4.635 pesssoas receberam a primeira dose do imunizante. 

A campanha de imunização contra a Covid-19 começou no último dia 18 na Capital, após a chegada de 218 mil doses da vacina CoronaVac. O estado já recebeu 334,9 mil doses e deve receber mais 115 mil doses nesta sexta-feira (5). 

Os primeiros grupos prioritários a serem vacinados são os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos, conforme o Plano de Vacinação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). 

Os profissionais de saúde são vacinados em suas unidades de trabalho e no Centro de Eventos; neste último mediante agendamento no Vacine Já. "Já estamos concluindo a rede hospitalar de Fortaleza. Já vacinamos todos os das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e de laboratórios, que trabalham no enfrentamento à Covid-19", afirmou a secretária Ana Estela. 

Nota de Esclarecimento do Iguatemi

O Iguatemi Fortaleza informa que o Drive-Thru para vacinação contra a Covid-19 montado no estacionamento do shopping está atendendo os seguintes públicos: 1) pessoas a partir de 75 anos que tenham sido cadastradas e agendadas para o mesmo dia pelo site Vacine Já ou aplicativo Mais Saúde Fortaleza, da Prefeitura de Fortaleza; e 2) idosos a partir de 90 anos também com cadastro no site Vacine Já ou aplicativo Mais Saúde Fortaleza, mas que não precisam de agendamento prévio. 

Infelizmente, a peça produzida pelo shopping para comunicar o fato aos seus colaboradores, como forma de disseminar internamente esta informação de interesse público, saiu com a idade errada. O shopping pede desculpas pelo erro e lamenta os transtornos causados. Reiteramos as orientações oficiais acima, divulgadas pelas autoridades municipais e estaduais de saúde.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados