Estoque de vacinas contra Covid-19 em Fortaleza acaba nesta quarta-feira

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, doses dos imunizantes serão aplicadas na quinta (1º), somente se houver sobras do dia anterior

Escrito por Redação ,
Foto: Thiago Gadelha

O estoque de primeiras e segundas doses de vacinas contra a Covid-19 em Fortaleza são suficientes apenas para atender quem estiver agendado nesta quarta-feira (30). 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), haverá imunização na Capital nesta quinta (1º), somente se houver sobras do dia anterior. 

Veja também

Até então, a Capital vinha realizando diversos mutirões e acelerando o ritmo da imunização, especialmente com a chegada de mais doses na última quinta-feira (24). Outros municípios também zeraram ou já registram baixa nos estoques de vacinas no Ceará.

Com a demanda maior que a oferta de doses, já na segunda-feira (28) algumas cidades zeraram as doses disponíveis. Outras preveem o término em breve.

O Governo Federal é responsável pela compra e distribuição das vacinas, além de definir os grupos vacináveis a cada etapa. Os Governos Estaduais armazenam e organizam a logística de distribuição local. Já a aplicação direta cabe aos Municípios.

Na segunda, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) afirmou que o Ministério da Saúde ainda não repassou informações sobre previsão de chegada de novas doses.

O órgão estadual ficou de repassar o número de municípios que estão com desabastecimento dos imunizantes, mas ainda não fez isso até esta terça (29).

Uma das recomendações da Pasta é que, mesmo com a falta, os municípios não utilizem doses reservadas para a D2 com D1.

Veja também

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados