Drive-thrus em shoppings devem vacinar pelo menos 1,5 mil idosos neste fim de semana em Fortaleza

Shoppings RioMar Kennedy e Iguatemi terão esquema de vacinação exclusivo para idosos

Escrito por Redação,

Metro
centro de eventos
Legenda: Feira deve marcar retomada do setor de eventos, projeta Arialdo Pinho
Foto: Camila Lima

O Shopping RioMar Kennedy será mais um ponto de imunização em sistema drive-thru, que funcionará somente no domingo, das 8h às 18h, em Fortaleza. Poderão se vacinar, no local, somente os idosos agendados no site Vacine Já ou aqueles com idade a partir de 90 anos. As pessoas que não se enquadram nesse perfil não serão atendidas. 

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), 200 idosos já foram agendados para a vacinação no RioMar Kennedy. 

O Shopping Iguatemi continuará com a campanha para esse público durante todo o fim de semana, das 8h às 18h, com 600 idosos agendados para o sábado e 600 para o domingo.

A distribuição estimada é de pelo menos 1.500 doses aplicadas nos dois shoppings. As 100 doses remanescentes serão destinadas aos idosos acima de 90 anos.

As pessoas cadastradas devem conferir se o nome consta na lista publicada no site Vacinômetro

O Centro de Eventos também seguirá com a vacinação neste fim de semana, das 9h às 17h, somente para idosos que realizaram cadastro e receberam a confirmação do agendamento. E os idosos acima de 90 anos, independentemente de cadastramento prévio, podem procurar o local para receber a vacinação, portando comprovante de endereço e documentos pessoais.

Vacinados

iguatemi
Legenda: Vacinação no Shopping Iguatemi gerou longas filas e espera de muitas horas nesta sexta-feira
Foto: Camila Lima

Nesta sexta-feira (5), 1.080 idosos foram vacinados até as 19h, no drive-thru instalado no estacionamento do Iguatemi. Desde o início da ação, na última terça-feira, foram mais de 2 mil imunizados no local. Idosos que foram receber a vacinação contra Covid-19 no Iguatemi tiveram de enfrentar cerca de três horas de espera

O problema aconteceu, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), devido a um erro de comunicação do shopping em um comunicado interno vazado que indicava que idosos acima de 75 anos poderiam comparecer ao drive-thru e receber a vacina sem agendamento. A informação, porém, era destinada a idosos com mais de 90 anos - que não precisam agendar o atendimento.

centro de eventos
Legenda: Centro de Eventos é ponto de vacinação para idosos em Fortaleza
Foto: Camila Lima

No Centro de Eventos, onde ocorre a vacinação gerida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma extensa fila de carros também se formou para a vacinação dos idosos, na tarde desta sexta. Os relatos foram de espera de pelo menos duas horas. 

Horários e pontos de vacinação

Shopping RioMar Kennedy: apenas no domingo, das 8h às 18h

Shopping Iguatemi: sábado e domingo, das 8h às 18h

Centro de Eventos: sábado e domingo, 9h às 17h