Governo do Ceará libera a volta de público em jogos de futebol

A mudança consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (7)

Legenda: O público precisará estar vacinado
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O Governo liberou a presença de 10% do público para todos os jogos profissionais de futebol no Ceará. Dentre outras exigências, os torcedores precisarão estar imunizados com as duas doses de vacina contra a Covid-19. A permissão consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (7).

Veja também

Com essa alteração do último decreto restritivo, a permissão apenas de eventos-testes esportivos é derrubada. Pelas regras, os jogos precisam ocorrer em ambientes abertos e devem ser previamente autorizados pela autoridade sanitária. 

Veja também

O protocolo sanitário para jogos prevê que todos os participantes e trabalhadores usem máscara cirúrgica (N-95 ou PFF2). Antes de entrar no estádio, o torcedor terá de comprovar que está imunizado.

Para isso, deverá apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19 ou registro das doses no aplicativo do ConecteSUS, do Ministério da Saúde, e um documento oficial de identificação com foto.

Retorno do público

Torcedor do Fortaleza na Arena Castelão
Legenda: Torcedor do Fortaleza reencontrou o Castelão após 18 meses
Foto: Raquel Cavalcante

Após 18 meses, o Castelão recebeu público, no último sábado (2), para o primeiro evento-teste esportivo do Ceará. No retorno, o Fortaleza foi derrotado por 3 a 0 pelo Atlético/GO, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na arquibancada, havia 2.785 pessoas.

Veja também

A avaliação foi de clima tranquilo e respeito às regras sanitárias. Equipes da Vigilância Sanitária do Estado e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estiveram presentes para garantir o cumprimento do protocolo.

Quatro dias depois, houve o segundo teste, com partida entre Ceará x Internacional, também no Castelão. A secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde (Sesa), Ricristhi Gonçalves, considerou que o saldo de ambos foi positivo. 

"Foi realizado ontem, no dia 6 de outubro de 2021, nosso 2º evento-teste de jogo de futebol, a partida entre Ceará e Internacional. Estivemos presentes durante todo o jogo, com a equipe da Vigilância Sanitária, e observamos que os torcedores, de fato, colaboraram bastante", observou.

Ela ponderou, no entanto, que houve "uma pequena aglomeração no início, na entrada de alguns torcedores, mas foi rapidamente resolvida".

"Os clubes estão colocando equipes para observar os protocolos, se os torcedores estão de fato cumprindo com os protocolos sanitários. Estamos muito felizes com esse segundo evento-teste", informou.