Contas da Série A: Ceará e Fortaleza dependem apenas de si para conquistar vagas internacionais

Vovô e Leão precisam fazer o dever de casa para conquistar vaga na Sul-Americana; Ceará torce pelo tropeço dos adversários para seguir sonhando com Pré-Libertadores

Legenda: Ceará e Fortaleza, em Clássico-Rei pela Série A
Foto: THIAGO GADELHA

Com objetivos semelhantes, mas em momentos diferentes, Ceará e Fortaleza buscam conquistar uma vaga em competição internacional ao término do Brasileirão. Brigando na parte de cima da tabela, o Vovô segue sonhando com a Pré-Libertadores e vê Sul-Americana como certeza ao final da competição. Já o Fortaleza, luta primeiramente contra o rebaixamento, mas viu suas probabilidades de disputar a Sula em 2021 aumentarem, após vencer o Coritiba na última rodada.

Para que o sonho do torcedor se realize ao final da temporada, Vovô e Leão pegam suas calculadoras para saber qual pontuação é necessária para conquistar seus objetivos internacionais. Porém, para isso, é necessário fazermos um comparativo com a temporada passada. Em 2019, o último classificado para a Sul-Americana foi o Fluminense, que encerrou sua participação no Brasileirão na 14ª posição, com 46 pontos.

Legenda: Guto Ferreira é o técnico do Ceará desde antes da Série A de 2020
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Possibilidades alvinegras

Atualmente, no Campeonato Brasileiro, o Ceará está com 45 pontos, enquanto o Fortaleza está com 38. Desta forma, uma vitória sobre o São Paulo, na próxima rodada, garantiria o Alvinegro de Porangabuçu na Sul-Americana de 2021. O Vovô tem 98,1% de chance de se classificar para a competição.

>Ceará e Fortaleza têm mais chances de Sul-Americana que Libertadores ou rebaixamento

Para garantir vaga na Sul-Americana, o Ceará precisa vencer uma das quatro partidas que ainda restam na Série A. Caso não pontue até o final da competição, o Vovô terá que torcer para Sport, Fortaleza e Vasco não pontuarem.

Com a derrota para o Corinthians na última quarta-feira (3) por 2 a 1, o Vovô viu o sonho da Pré-Libertadores se distanciar. No ano de 2019, o G-8 foi completado pelo Timão, que naquela ocasião somou 56 pontos. A média, porém, para o Brasileirão 2020 deve aumentar significativamente. Com 48 pontos, o clube paulista está na oitava posição.

Restando 12 pontos a serem disputados até o final do campeonato, o Vovô tem que torcer pelos tropeços de Corinthians, RB Bragantino e Athletico-PR, além de vencer as quatros partidas, para encerrar a participação no Brasileirão com 57 pontos. Em caso de derrota na próxima rodada para o São Paulo e vitória dos concorrentes, as chances de Pré-Libertadores se tornariam nulas.

Legenda: Enderson Moreira é o atual técnico do Fortaleza
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza

E o Fortaleza?

O Leão do Pici vive uma fase complicada dentro da competição. Mesmo com a vitória diante do Coritiba por 3 a 1, na última rodada, a equipe tricolor ainda luta contra o rebaixamento. A pontuação dos sonhos para o Fortaleza é os 45 pontos, que pode ser alcançado com duas vitórias e um empate, em quatro partidas restantes. No entanto, levando em consideração as últimas dez temporadas, a pontuação necessária para fugir do rebaixamento é de 41, que poderia ser alcançado com mais uma vitória, mas teria que torcer pelos tropeços de Goiás, Sport e Bahia.

>Empate entre Goiás e Bahia deixa Leão com chance de encaminhar permanência contra o Vasco

Para conquistar a sonhada vaga na Sul-Americana pelo segundo ano consecutivo, que seria um marco na história do clube e no futebol cearense, o Leão precisa torcer também contra seus adversários na briga do Z-4, incluindo o Vasco. O Fortaleza pode encerrar o campeonato com, no máximo, 50 pontos. Hoje, na 14ª posição 38 pontos, estaria dentro da última vaga. O Leão tem 63,3% de alcançar a vaga internacional.

No entanto, além de projetar pontuações futuras, é necessário fazer o dever de casa. Na próxima quarta-feira (10), Vovô e Leão entram em campo pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza recebe o Vasco, em confronto direto, na Arena Castelão, às 19h15. Já o Ceará visita o São Paulo, no Morumbi, às 21h. A Rádio Verdes Mares transmite ao vivo e o Diário do Nordeste acompanha em tempo real.