Cearense 2021: Ferroviário chega para o Estadual com esperança renovada

Time coral inicia bem o ano e com Diá no comando e elenco reformulado, sonha com liderança da 1ª Fase e disputar títulos mais à frente

Legenda: O Ferroviário vem renovado em seu elenco para a disputa do Campeonato Cearense
Foto: THIAGO GADELHA

O Ferroviário chega para o Campeonato Cearense de 2021 com as expectativas renovadas. Afinal, o time coral reformulou o elenco e trocou de treinador após um 2020 apenas regular e sem objetivos conquistados. Ao permanecer mais um ano na Série C do Brasileiro e frustrando a torcida após não passar da 1ª Fase, o time coral demitiu o técnico Marcelo Vilar e refez o planejamento para 2021 ainda em 2020, logo após o fim da Série C, contratando o técnico Francisco Diá (ex-ABC), e mais 12 jogadores. A urgência era justificada pela participação na Copa Fares Lopes de 2020, que iniciou em 14 de janeiro para o clube. E a campanha da Fares Lopes já credencia o Ferroviário a disputar o título da 1ª Fase do Estadual.  O Ferroviário estreia no Estadual contra o Atlético no dia 10, às 15h30 no Domingão.

Ficha técnica

Na Fares Lopes, o Ferrão fez uma campanha segura na 1ª Fase, com 3 vitórias e 2 empates, e mostrou força nas semifinais diante do Caucaia, vencendo o jogo de ida por 3 a 0 como visitante e o de volta por 3 a 1. E como o time coral já mostrou qualidade contra adversários de bom nível que terá pela frente no Estadual, como Icasa e Caucaia, o clube mostra que está no caminho certo.

Legenda: O Ferroviário largou na frente na semifinal da Fares Lopes ao golear o Caucaia por 3 a 0 e está com um pé na decisão da competição
Foto: THIAGO GADELHA

A equipe é finalista da Copa Fares Lopes e uma provável decisão diante do Icasa, que também venceu por 3 a 0 na ida, batendo o Floresta - em um embate entre duas equipes muito tradicionais na disputa do título, que será definido ao longo da 1ªFase do Estadual.

O fato é que o Ferroviário busca o título da Fares por uma vaga na Copa do Brasil de 2021, uma vaga na Copa do Brasil de 2022 via 1ª Fase do Estadual e claro, chegar pelo menos nas semifinais do Estadual como fez em 2020, mas com ambição de chegar na decisão.

Legenda: Entre remanescentes com o zagueiro Vitão e reforços como o atacante Adílson Bahia, o Ferroviário renova as esperanças por títulos na temporada
Foto: THIAGO GADELHA

O time formado por Diá é praticamente formado por caras novas. No último jogo, na atuação diante do Caucaia por 3 a 0 no Raimundão, apenas o zagueiro Vitão, o lateral-esquerdo Madson, e os meias André Mensalão e Reinaldo são remanescentes da campanha da Série C. No mais, o goleiro Jonatan, volante Diogo Viana, o zagueiro Richardson e os atacantes Berguinho e Adílson Bahia se mostraram jogadores de qualidade para elevar o nível coral.

Uma das novas peças do Ferroviário,, o goleiro Jonatan, falou sobre a expectativa com o time cearense para o ano de 2021.

“O Ferroviário vai em busca de vitórias, de títulos, acessos. O Cearense vai ser um grande campeonato, Já fizemos 6 jogos na Fares Lopes, estamos a um passo da final e esperamos dar sequência no Estadual. Nosso pensamento é sempre lá em cima, o título. Na 1ª Fase queremos a vaga na Copa do Brasil, mas quando o título tiver em questão, vamos buscar conquistar", disse o jogador.

Legenda: O técnico Francisco Diá observa o treino do Ferrão, que tem feito boa campanha na Fares Lopes
Foto: THIAGO GADELHA

O presidente do Ferrão, Newton Filho avaliou o início do trabalho do técnico Francisco Diá e projeta o campeonato cearense.

"Mesmo com o pouco tempo de preparação que tivemos, o time vem fazendo uma boa competição. O trabalho do Diá é satisfatório. Isso acaba ajudando na preparação para o Cearense. E a expectativa é de fazer um grande campeonato. Já na 1ª Fase é conquistar uma vaga para a Copa do Brasil de 2022. Esta é a expectativa para a 1ª Fase. No mais, queremos ir crescendo na competição e disputar o título", disse ele, almejando uma taça estadual que foi para a Barra pela última vez em 1995.

Reforços

O mandatário coral afirmou que o clube ainda buscará reforços para o Campeonato Cearense.

"Ainda estamos com um elenco enxuto. Vão chegar mais contratações para o cearense. Temos um orçamento limitado e isso torna nossa margem de erro menor. Noo futebol não se consegue acertar 100%, mas a gente tentou minimizar os erros e acredito que isso vem sendo feito".

Retrospectiva

Em 2020, o Tubarão da Barra reformulou o elenco ao longo do Estadual e sofreu com mudanças de comando. O clube teve 3 treinadores ao longo do Campeonato Cearense, com Zé Teodoro começando a campanha, mas o fraco inicio custou o cargo dele, que foi substituído por Anderson Batatais. Com ele, o time coral reagiu, mas Batatais deixou o clube ao receber proposta do Atlético/GO, perto do fim da 2ª Fase. Marcelo Vilar assumiu e levou o time até as semifinais, sendo eliminado para o Ceará.

Veja também