A imagem da Sagrada Família, com aproximadamente dois metros de altura, despencou da fachada da antiga Escola Jesus, Maria e José, no Centro de Fortaleza, na noite desta quinta-feira (17), durante uma operação para removê-la do prédio.
A retirada estava sendo realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura, com empresa contratada para o serviço, em razão das condições estruturais do imóvel e do risco de queda da peça, segundo a Arquidiocese de Fortaleza.
A antiga escola é um prédio centenário, tombado pelo Município e ligado à história da Arquidiocese de Fortaleza.
Ainda conforme a entidade, Dom Gregório Paixão solicitou formalmente à Prefeitura a guarda da imagem, para que ela permaneça sob os cuidados da Arquidiocese.
Inicialmente, a peça seria levada para a Catedral Metropolitana, mas, após avaliação técnica realizada nesta quinta-feira pelo seminarista Luciano Linhares, engenheiro civil, foi definida sua transferência para a Faculdade Católica de Fortaleza, onde ficará provisoriamente.
A operação foi acompanhada por representantes da Arquidiocese, entre eles Luciano Linhares e o advogado Dr. Luciano.
RISCO DE DESABAMENTO E REMOÇÃO
No dia 13 de agosto, o Diário do Nordeste noticiou que a estrutura corria risco de desabar. O alerta foi feito por Antonio Vieira, professor licenciado em Artes Visuais e conservador-restaurador de bens patrimoniais móveis e integrados, que analisou, em entrevista à reportagem.
Já no dia 15 do mesmo mês, após a denúncia do Diário do Nordeste, a Prefeitura de Fortaleza iniciou uma série de intervenções emergenciais na estrutura da Escola Jesus, Maria e José.