Foto: Kid Jr.
No encontro das ruas Coronel Ferraz e Pocinho, no Centro de Fortaleza, encontra-se a antiga Escola Jesus Maria e José. O imóvel integra o primeiro tombamento em conjunto da cidade de Fortaleza, de 2007.
A antiga escola teve a construção iniciada em 14 de setembro de 1902, sendo inaugurada em 22 de janeiro de 1905, sendo dirigida pelas irmãs de caridade da congregação de São Vicente de Paulo.
A escola destinada à educação cristã com a oferta de instrução a crianças pobres funcionou até 1920. No decorrer do tempo, também já foi uma casa paroquial, o auditório da Rádio Assunção Cearense e sede da associação “O Berço do Pobre”.
Pertencente à Arquidiocese, o prédio foi cedido à Prefeitura em 2009 para ganhar uso público, mas segue sem destino e em estado avançado de deterioração.
O prazo de cessão de uso público encerra em 2029 e a gestão municipal está reunindo propostas de uso com objetivo de recuperar o espaço e definir formas de utilização.
Uma das propostas trata da implantação de um espaço permanente para ensaios e apresentações de quadrilhas juninas, com a construção do 1º quadrilhódromo de Fortaleza
Já outra sugere a criação do Museu das Culturas Populares e destinação de área para abrigar o acervo do Museu do Maracatu, atualmente instalado provisoriamente no Teatro Municipal São José.