Postagens do Oscar com vencedores de ‘Melhor Atriz’ e ‘Melhor Filme’ somem para brasileiros nas redes

Até então, não se sabe se publicações foram excluídas propositalmente pela Academia

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: Algumas publicações não estão disponíveis para usuários brasileiros no Instagram
Foto: reprodução/Instagram

A onda de brasileiros em postagens da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela cerimônia do Oscar, parece não ter sido tão bem-vinda após a entrega das estatuetas de 2025 na noite de domingo (2). Algumas postagens dos vencedores de categorias como ‘Melhor Atriz’ e ‘Melhor Filme’, por exemplo, não estão disponíveis para receber curtidas ou comentários de brasileiros.

Segundo páginas nas redes sociais, ao menos cinco publicações feitas na conta da Academia nas últimas horas não podem ser vistas por usuários brasileiros na rede social. Uma delas é, inclusive, do diretor Walter Salles, responsável pelo filme ‘Ainda Estou Aqui’, vencedor na categoria ‘Melhor Filme Internacional’.

Veja também

Até o momento, não se sabe se o bloqueio das publicações foi realizado apenas para brasileiros ou para outros países. As contas dos Estados Unidos, no entanto, conseguem checar a publicação de vencedores como a atriz Mikey Madison e o diretor Sean Baker, por exemplo, ambos do filme ‘Anora’.

Críticas após resultado

Nas redes, claro, não faltaram críticas à premiação, iniciadas antes mesmo do bloqueio no Instagram.

“Anora provou que o filme 'A Substância' estava certo em sua crítica, a indústria sempre vai preferir uma mulher mais nova”, disse um perfil após Madison superar as indicadas Fernanda Torres, Karla Sofía Gascón, Cynthia Erivo e Demi Moore.

Essa, inclusive, não é a primeira vez que o comportamento de brasileiros nas redes sociais gera repercussão. Antes mesmo da cerimônia do Oscar, ataques ao filme ‘Emilia Pérez’ já haviam se tornando comuns nas redes sociais.

Fernanda Torres, entretanto, reforçou que não concordava com esse tipo de ação. “Não vamos tratar ninguém mal e criar uma coisa que é um contra o outro, pelo amor de Deus”, disse ela em janeiro deste ano.  

Logo após o anúncio dos vencedores, a atriz brasileira parabenizou Madison pessoalmente, com direito a abraço acalorado. Ela e o diretor Walter Salles também posaram junto da atriz norte-americana nos bastidores da cerimônia.

Assuntos Relacionados