Descubra como fazer um pé de moleque delicioso para o São João em casa

Consultora em gastronomia ensina o passo a passo do bolo tradicional das festas juninas

Escrito por Denise Marçal , denise.marcal@svm.com.br

Um dos sabores que não podem faltar à mesa do São João Solidário Dendi Casa é o do tradicional bolo pé de moleque. “É um bolo antigo, com insumos tipicamente indígenas, de muito antes de existir a farinha de trigo no Brasil”, contextualiza a consultora Aldenízia Girão (@aldeniziagirao), instrutora de gastronomia do Senac Ceará.

> Solidariedade: saiba como participar e ajudar a Santa Casa de Misericórdia
> Solange Almeida, Noda de Caju, Waldonys: veja programação completa

Na receita, estão presentes ingredientes tão diversos quanto a cultura brasileira e tão marcantes quanto as memórias de São João. “O bolo regional é totalmente brasileiro, indígena em praticamente toda a sua composição, pois se utiliza da carimã, farinha de mandioca, coco e castanha, produtos básicos da alimentação dos índios”, destaca Aldenízia Girão. Além disso, a iguaria leva rapadura e algumas especiarias, heranças portuguesas para o Brasil. “Pé de moleque tem gosto e cheiro de mistura étnica do Brasil”, resume a consultora.

O bolo é simples de fazer e ainda pode ser uma fonte de renda para este período. “Mesmo em casa, essa produção vai nos remeter às lembranças boas e saborosas de festas juninas! Indico fazer para a família e comemorar o São João em casa”, incentiva Aldenízia Girão. 

Veja também

Ingredientes

Para  fazer a receita com gostinho de infância, você vai precisar de: rapadura preta, água, cravo, canela, erva doce, gengibre, carimã, leite de coco, farinha de mandioca, manteiga derretida e castanha de caju. Confira as quantidades e o modo de fazer no vídeo abaixo: 

Assuntos Relacionados