São João do Ceará Solidário Dendi Casa: veja programação do evento realizado pelo SVM
Cantores de forró do Ceará são atrações do São João Solidário do Sistema Verdes Mares que contará com programação nas TVs e plataformas digitais
Os festejos juninos deste ano estão garantidos com a transmissão do São João do Ceará Solidário Dendi Casa neste sábado (6), na TV Verdes Mares. A emissora apresentará um especial temático a partir das 22h40. Os shows musicais, sem público, também serão veiculados pelo portal de entretenimento Gshow. A cantora de forró Solange Almeida abrirá a programação com apresentação ao vivo, direto de Fortaleza. No repertório, grandes sucessos da carreira e do período junino.
Diversos artistas foram convidados a participarem do evento. Nessa seleta lista musical estão Waldonys, Ávine Vinny, Renno Poeta, Solange Almeida, Noda de Caju, Brasas do Forró, Forrozão Tropykália, Rita de Cássia, Zé Cantor, Taty Girl, Samyra Show, Chico Pessoa, Mastruz com Leite, Sirano e Sirino, Líbanos, Eliane e Iara Pamella e Anthony Carvalho. Todos cantarão repertórios consagrados do gênero nordestino e da atualidade. Todas as apresentações acontecem sem público e a única maneira de acompanhar os shows é através dos meios de comunicação do Sistema Verdes Mares.
A programação de São João do Ceará Solidário Dendi Casa continua durante todos os domingos de junho, dias 7, 14, 21 e 28, com a mesma seleção de artistas. A festa será exibida pela TV Diário e nas plataformas digitais do Sistema Verdes Mares, a partir das 18h.
Na edição deste ano, o evento junino terá formato 100% digital, seguindo as recomendações de distanciamento social adotadas diante da pandemia do novo coronavírus. Fábio Ambrósio, diretor de programação do SVM, conta que desde o início do ano, a programação já estava sendo planejada com a equipe de produção.
“Quando começou a pandemia, tentamos achar uma saída em como participar da vida das pessoas, de forma positiva, em um momento tão delicado como esse, que é o de isolamento social. Em uma decisão em conjunto, buscamos novo formato por meio de live, costurando com nossos apresentadores no estúdio”, explica o gestor.
Veja também
Solidariedade
Durante a exibição do São João do Ceará Solidário Dendicasa, o público telespectador poderá fazer doações por meio do QR Code que ficará visível na tela durante a transmissão da TV Verdes Mares. As instituições selecionadas fazem parte do projeto “ParaQuemDoar”, da Rede Globo. Iniciativas como "Movimento Supera Fortaleza", "União CE", "É Hora de Agir", entre outros, estão na plataforma solidária.
Nas demais transmissões, o SVM convidará o público a fazer doações para a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Para isso, foi criado um site no qual qualquer pessoa pode manifestar apoio à causa por meio de um cadastro rápido.
Os participantes das ações solidárias, além de terem os nomes mencionados em um caderno especial do Diário do Nordeste, farão parte da placa de homenageados que será instalada na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Quem quiser contribuir ainda mais poderá fazer doações diretas por meio das contas disponibilizadas no www.saojoaodocearasolidario.com.br.
Arte cearense em cena
O São João do Ceará Solidário Dendi Casa contará com uma homenagem ao mestre da cultura Espedito Seleiro. No ambiente montado para o evento estão peças do artista popular e, até o piso do palco, ganhou referências com seus coloridos arabescos.
O cearense, que reside em Nova Olinda, no Cariri, foi um dos homenageados com o Troféu Sereia de Ouro em 2019, concedido pelo Grupo Edson Queiroz. A comenda destaca personalidades que contribuem no desenvolvimento do Estado.
Espedito Seleiro diz se sentir honrado com a homenagem do SVM. “É muito importante a visibilidade da arte do Ceará. Só tenho a agradecer a atenção com o meu trabalho”. Anualmente, o artesão recebe encomendas para compor o figurino de quadrilhas. “Faço o traje completo, mas sapatos, sandálias e chapéu são os mais pedidos”.
De casa e junto da família, ele afirma que irá acompanhar os festejos juninos do SVM perto de uma fogueira, assando milho, jerimum e com um prato de fava.
O segundo cenário junino está sendo montado no prédio do SVM - com sala de estar, sala de jantar e cozinha tipicamente nordestinas. O espaço é assinado por Cláudio Silveira, idealizador do DFB Festival.
Segundo Fábio Ambrosio, diretor de programação do SVM, artistas que vivem no Ceará foram priorizados na programação com o objetivo de amenizar os efeitos da pandemia.
“Já tínhamos uma base do São João tradicional que faríamos. Boa parte dessas atrações estariam lá e se uniriam a outros nomes nacionais. Por conta da pandemia, a gente acabou refazendo com nomes que vivem no Ceará. Temos um grande compromisso de ajudar a essas pessoas que estão paradas com suas bandas, que sofrem um grande problema no meio artístico”, explica o gestor.
PROGRAMAÇÃO
Dia 06/06 – TVM
Solange Almeida
Ávine Vinny
Waldonys
Renno Poeta
Sirano, Sirino e Siranim
Mastruz Com Leite
Banda Líbanos
Eliane
Iara Pamela e Anthony Carvalho
Zé Cantor
Taty Girl
Samyra Show
Chico Pessoa
Noda de Caju
Brasas do Forró
Forrozão Tropykalia
Rita de Cássia
Dia 07/06 – TVD
Mastruz Com Leite
Banda Líbanos
Eliane
Iara Pâmela e Anthony Carvalho
Dia 14/06 – TVD
Zé Cantor
Ávine Vinny
Solange Almeida
Chico Pessoa
Dia 21/06 – TVD
Noda de Caju
Brasas do Forró
Forrozão Tropykalia
Rita de Cássia
Dia 28/06 – TVD
Samyra Show
Waldonys
Taty Girl
Renno Poeta
Sirano, Sirino e Siranim
Serviço
Exibição do "São João do Ceará Solidário Dendicasa"
Pela TV Verdes Mares (canal 10) e Gshow (gshow.globo.com)
Data: 06 de junho (sábado)
Hora: logo após a novela Fina Estampa
Pela TV Diário (canal 22) e plataformas digitais do SVM
Data: 07,14, 21 e 28 (domingos)
Hora: a partir das 18h