Solange Almeida e 16 atrações comandam o São João do Ceará Solidário em Casa na TV Verdes Mares

O show será transmitido neste sábado (6), após a novela Fina Estampa. É um convite a curtir a festa junina respeitando o isolamento social.

Escrito por João Lima Neto , joao.lima@svm.com.br

O especial junino da TV Verdes Mares começa com grande programação neste sábado (6). O São João do Ceará Solidário em Casa foi criado pelo Sistema Verdes Mares (SVM) para garantir as tradições do período - mantendo as pessoas em isolamento social, mas com clima de alegria.

A abertura do programa será, após a novela Fina Estampa, às 22h20, com a forrozeira Solange Almeida, seguida de mais 16 atrações musicais. A apresentadora Niara Meireles, à frente do programa “Se Liga”, e o ex-BBB Lucas Fernandes comandam a transmissão dos shows e as ações solidárias.

Solange Almeida afirma aguardar com ansiedade a apresentação no especial e que estava segura da realização dos festejos juninos mesmo dentro de casa. “O São João do Ceará Solidário é de uma riqueza imensurável. Tanto a estrutura, que está padrão SVM, quanto a iniciativa de fazer acontecer uma das maiores festas populares do Brasil. Quando foi anunciado oficialmente o cancelamento ou adiamento das festas de São João, logo pensei: ‘Tá errado!’ Vai ter sim, mesmo dentro dessa adequação por conta da pandemia. E está aí, nossa principal festa popular e folclórica, mesmo que virtual e, ainda, solidária para o benefício de milhares de pessoas que estão passando por necessidade”, comenta.

Veja também

No repertório do show ao vivo, Solange Almeida prepara sucessos da carreira, além do repertório típico deste período junino. “Escolhi esse setlist a dedo que vai do show ‘Minha História’, em que canto meus maiores sucessos, e também muito forró das antigas e tradicionais. Eu canto Elba Ramalho, Gonzagão, Dominguinhos e Mastruz com Leite. O povo gosta, e eu também”, revela com alegria a forrozeira. 

A cantora diz ainda torcer para que a pandemia do coronavírus passe logo e seja possível encontrar os fãs nos shows pelo Brasil. “Quero que curtam ao máximo, pois é um trabalho quem envolve muita gente, feito com carinho, com responsabilidade, de forma que as pessoas não deixem de curtir a nossa tradição. Logo mais isso passa e, em breve, estaremos mais firmes e fortes para curtir nossos shows presencialmente”. 

Também realizarão apresentações na transmissão os cantores Waldonys, Ávine Vinny, Renno Poeta, Noda de Caju, Brasas do Forró, Forrozão Tropykália, Rita de Cássia, Zé Cantor, Taty Girl, Samyra Show, Chico Pessoa, Mastruz com Leite, Sirano e Sirino, Banda Líbanos, Eliane e Iara Pâmella e Anthony Carvalho. Todos cantarão repertórios consagrados do gênero nordestino. 

Legenda: Rita de Cássia é considerada uma das maiores compositoras de forró do País
Foto: JL Rosa

Atrações 

Segundo Fábio Ambrosio, diretor de programação do SVM, artistas que vivem no Ceará foram priorizados na programação com o objetivo de amenizar os efeitos da pandemia. “Temos um grande compromisso de ajudar a essas pessoas que estão paradas com suas bandas, que sofrem um grande problema no meio artístico”, ressalta o gestor. 

Legenda: Renno é nome conhecido por grandes letras na música sertaneja e no forró
Foto: Fernanda Siebra

A apresentadora Niara Meireles conta que está se preparando bem para o início da programação junina, começando pela voz. “Estou cuidando da minhas cordas vocais, pois eu já estou quase rouca. Estou gravando muita coisa bacana que o público poderá conferir em breve. Foi montado cenários lindos para termos belas imagens na TV. Estou preparada para dançar muito forró. Esse evento é pensando para o público ficar em casa com a família e também tem um objetivo solidário de ajudar instituições”. 

Com raízes em Juazeiro do Norte, Niara Meireles conta que sente saudades das tradições da região do Cariri. “Cresci vendo fogueira sendo construída, sentindo o cheiro do bolo de milho e do mungunzá. Sinto muita falta desses sentimentos”.

Quem também comanda o especial junino é o ex-BBB Lucas Fernandes. É a segunda experiência dele como apresentador. Na TV Verdes Mares, ele chegou a comandar o programa “Vamos Descobrir”, em 2019. 

Para o São João do Ceará Solidário, ele conta se sentir mais confiante na frente das câmeras. “Dividir mais uma experiência com o público é uma realização, ainda mais de uma tradição que é o período junino para o Nordeste. Honrado em dividir esse momento com a Niara Meireles”. 

O ex-BBB partilha que a programação musical do São João do Ceará Solidário o faz lembrar dos áureos tempos em que dançava em antigas casas de forró de Fortaleza. “Brasas do Forró me faz lembrar do Forró no Sítio. O repertório das bandas do chamado ‘forró das antigas’ nos causa muita nostalgia”, revela Lucas Fernandes. 

Cenários
O São João do Ceará Solidário contará com homenagem ao mestre da cultura popular Espedito Seleiro. No ambiente montado em um espaço de evento de Fortaleza, mobílias e até o piso do palco, que recebe as atrações de forró, exibem os arabescos e o colorido do artesão.

O segundo cenário junino está sendo montado no prédio do SVM - com sala de estar, sala de jantar e cozinha tipicamente nordestinas. O espaço é assinado por Cláudio Silveira, idealizador do DFB Festival.

Durante a transmissão do São João do Ceará Solidário, o público telespectador poderá fazer doações por meio do QR Code que ficará visível na tela durante a transmissão da TV Verdes Mares. As instituições selecionadas fazem parte do projeto “ParaQuemDoar”, da Rede Globo. Iniciativas como “Movimento Supera Fortaleza”, “União CE”, “É Hora de Agir”, entre outros estão inseridos na plataforma solidária.

Legenda: Taty Girl ensaia hits do projeto “Baú” para o especial junino do SVM
Foto: Natinho Rodrigues

Nas demais transmissões, TV Diário e plataformas digitais, o SVM convidará o público a fazer doações para a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Para isso, foi criado um site no qual a pessoa pode manifestar apoio à causa por meio de um cadastro rápido. 

Os participantes das ações solidárias, além de terem os nomes mencionados em caderno especial do Diário do Nordeste, farão parte da placa de homenageados instalada na Santa Casa. Quem quiser contribuir ainda mais, poderá fazer doações diretas por meio das contas disponibilizadas no www.saojoaodocearasolidario.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Dia 06/06 – TV VERDES MARES 

Solange Almeida
Ávine Vinny
Waldonys
Renno Poeta
Sirano, Sirino e Siranim
Mastruz Com Leite
Banda Líbanos
Eliane
Iara Pamela e Anthony Carvalho
Zé Cantor
Taty Girl
Samyra Show
Chico Pessoa
Noda de Caju
Brasas do Forró
Forrozão Tropykalia
Rita de Cássia

TV DIÁRIO  E PLATAFORMAS DIGITAIS

Dia 07/06 – Domingo 

Mastruz Com Leite

Banda Líbanos

Eliane
Iara Pamella e Anthony Carvalho

Dia 14/06 – Domingo 

Zé Cantor
Ávine Vinny
Solange Almeida
Chico Pessoa

Dia 21/06 – Domingo 

Noda de Caju
Brasas do Forró
Forrozão Tropykalia
Rita de Cássia

Dia 28/06 – Domingo 

Samyra Show
Waldonys
Taty Girl
Renno Poeta
Sirano, Sirino e Siranim

Serviço 
Exibição do "São João do Ceará Solidário Dendi casa"
Pela TV Verdes Mares (canal 10) e Gshow (gshow.globo.com)

Data: 06 de junho (sábado)
Hora: logo após a novela Fina Estampa 

Pela TV Diário (canal 22) e plataformas digitais do SVM 

Data: 07,14, 21 e 28 (domingos)
Hora: a partir das 18h

 

Assuntos Relacionados