Cearense compete em reality de confeitaria no GNT: 'Mais que desafio, privilégio'

Geórgia Goiana é formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua como professora voluntária em diversos cursos de gastronomia nas periferias de Fortaleza

Escrito por Luana Severo , luana.severo@svm.com.br
Ailton Braz e Geórgia Goiana
Legenda: Geórgia Goiana e seu assistente, Ailton Braz, participam de programa de confeitaria do GNT
Foto: Divulgação/Pygmeu/GNT

A cearense Geórgia Goiana, 45, participa na próxima quarta-feira (20) do "Que Seja Doce", do GNT. Em sua décima edição, o programa desafia diariamente três doceiros a competirem pelo prêmio de "melhor do dia". 

Geórgia é formada em gastronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde, atualmente, também faz mestrado. E, desde sua graduação, atua como professora voluntária de diversos cursos de gastronomia nas periferias da Capital.

"O que me inspirou a me inscrever no reality foi a possibilidade de mostrar às minha alunas mulheres que é possível, sim, por meio da confeitaria, realizar doces sonhos", conta a profissional.

Para participar do programa, Geórgia teve de levar um assistente, e escolheu Ailton Braz, com quem estudou na UFC e compartilhou alguns trabalhos. Ele é de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Levar o Ceará em pratos da confeitaria foi mais que um desafio, foi privilégio".
Geórgia Goiana
Confeiteira

Veja também

Experiência para 'nunca esquecer'

Para Geórgia, a experiência no reality é para "nunca esquecer". "Além de participar de um programa de rede nacional e levar o sabor do Ceará nas receitas preparadas, pude ver em cada prova o quanto temos uma culinária apurada, que encanta e que faz as pessoas comerem mais", disse.

Um dos momentos de destaque para a profissional foi ter seus pratos elogiados pelos jurados do programa, como os chefs Lucas Corazza, Carole Crema e Felipe Bronze. "É Muito orgulho para uma mulher negra e da periferia que, aos poucos, está construindo a trajetória e identidade nesse espaço", comemora.

CEARENSES VENCEM EPISÓDIO

O chef cearense Marcos Wandebaster e sua tia Luciêne ganharam o título de “Confeiteiro Mais Doce” no episódio do reality com o tema “Doces de Van Gogh”, que foi ao ar na última terça-feira (12). Além do prêmio, os confeiteiros terão receitas publicadas no livro do programa “Que Seja Doce”. 

Chef Marcos Wandebaster e sua tia Luciêne conquistaram os jurados apostando na regionalidade
Legenda: Chef Marcos Wandebaster e sua tia Luciêne conquistaram os jurados apostando na regionalidade
Foto: Adalberto de Melo Pygmeu / Globo

Naturais de Guaiúba, município da Região Metropolitana de Fortaleza, eles escolheram o Bolo Ópera, um mix da clássica pâtisserie francesa com um toque de brasilidade explorado no brigadeiro, como o “Doce Cartão de Visita”

Já a primeira prova prática consistia em criar um doce inspirado nos girassóis de Van Gogh, tendo como obrigatoriedade a utilização da manga. Os cearenses surpreenderam os jurados com uma Primavera Cearense, composta por uma mousse feita na redução da manga, maracujá, limão e laranja bahia, crumble feita de semente de girassol e um drink feito à base de suco de caju clarificado, redução de cajuína e leveduras, e saíram à frente na competição.

Mas, o que realmente levou Marcos e Luciêne ao prêmio foi um suspiro recheado com ganache e castanha-de-caju. A receita conquistou os jurados do programa, recebendo uma série de elogios. 

Não é a primeira vez que um cearense leva esse prêmio para casa. Em 2016, a chef Marina Araújo também trouxe o título para o Ceará. Ela é, inclusive, uma das referências do chef Marcos no que diz respeito à regionalidade e valorização da cultura cearense.

Sobre o 'Que Seja Doce'

Em sua décima temporada, o "Que Seja Doce" é um reality de confeitaria exibido de segunda-feira a sexta-feira, no GNT. Em cada episódio, três profissionais da gastronomia preparam pratos e disputam o prêmio de "melhor do dia".

O trio de jurados é composto por Carole Crema, Michele Crispim e Lucas Corazza. A apresentação é do chef Felipe Bronze, do restaurante Pipo, em São Paulo, e do Oro, no Rio de Janeiro.

O programa com a participação de Geórgia Goiana e de Ailton Braz irá ao ar na quarta-feira (20), às 20h45. É possível assistir ao vivo pelo Globoplay ou pelo canal do GNT na TV a cabo. Na edição, a dupla do Ceará irá competir com duplas de São Paulo e da Bahia.

Assuntos Relacionados