Beyoncé celebra aniversário e doa um milhão de dólares a negros nos Estados Unidos

A artista completa 39 anos nesta sexta-feira (4) e anunciou a doação no próprio site oficial

Escrito por Folhapress ,
Beyoncé
Legenda: "É um orgulho anunciar uma doação de um milhão de dólares de Beyoncé para ajudar pequenos empresários negros", diz o comunicado.
Foto: Reprodução/Instagram

Nesta sexta-feira (4), a cantora Beyoncé completa 39 anos, mas o presente quem recebeu foram os pequenos empresários do Estados Unidos da América. A artista anunciou, no site oficial, que doaria o valor de US$ 1 milhão (o equivalente pela cotação atual a R$ 5,3 milhões) a empresários negros estadunidenses.

"É um orgulho anunciar uma doação de um milhão de dólares de Beyoncé para ajudar pequenos empresários negros", diz o comunicado. Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor, nos Estados Unidos, foi quem viabilizou o fundo em parceria com a artista.

Os Estados Unidos vem sofrendo com muitos casos de abusos de autoridades e com mortes de homens negros por policiais brancos. O caso mais marcante e que gerou maior alvoroço no país foi com George Floyd que recebeu por quase dez minutos um joelho no pescoço enquanto estava algemado.

Mãe de Bluy Ivy e dos gêmeos Sir e Rumi, frutos de sua relação com o rapper Jay-Z, Beyoncé, lançou recentemente seu novo álbum visual, "Black Is King", recém-lançado no Disney+. Ele é inspirado na história do remake de "O Rei Leão", do ano passado, em que a cantora dá voz a Nala, e vem como o ponto de expressão mais alto daquilo que influencia sua carreira nos últimos anos.

Ao dedicar um filme à ancestralidade, Beyoncé se aprofunda ainda mais no afrofuturismo — estética que questiona o presente e projeta o futuro a partir da perspectiva negra africana e diaspórica.

Seguindo o caminho de artistas como o precursor do movimento, Sun Ra, de Janelle Monáe e de sua própria irmã, Solange, a cantora propõe, ao longo de 85 minutos escritos, dirigidos e produzidos por ela — ao lado de um time de cineastas de países africanos — uma narrativa em que as pessoas negras são, todas, reis e rainhas.

Assuntos Relacionados