70 anos da TV brasileira: conheça cearenses locais que conquistaram fama pela televisão

A chegada da televisão no Ceará proporcionou projeção nacional a artistas locais

Escrito por Redação ,
Legenda: Renato Aragão na década de 1980 para 'Os Trapalhões'
Foto: Helder

A chegada da televisão, em 1960, no Ceará revolucionou os moldes de vivência do cearense, mas não foi só nessa socialização que a mídia interferiu. Muitos artistas cearenses alcançaram projeção nacional a partir de aparições em programas locais, a exemplo de Renato Aragão. 

Nesta sexta-feira (18), a TV brasileira completa 70 anos de existência e, aqui no Ceará, já são 60 anos desde que a mídia se difundiu.  

Veja também

Confira:  

Renato Aragão  

Legenda: Renato Aragão conquistou fama nacional como humorista
Foto: Globo / João Cotta

O sobralense, mais conhecido por Didi Mocó, estreou na TV Ceará no ano de fundação da emissora com a “Comédia da Cidade”, que, posteriormente, deu origem ao programa Vídeo Alegre.  

17 anos depois da primeira aparição, Renato estreava na Rede Globo o famoso programa “Os Trapalhões” ao lado de Dedé, Mussum e Zacarias. A atração marcou as gerações ao ficar 30 anos no ar.  

Comédia Cearense  

Legenda: Haroldo Serra fundou o grupo Comédia Cearense
Foto: Divulgação

Naquele mesmo ano da inauguração, a trupe da Comédia Cearense, fundada por Haroldo Serra, fez apresentação. No elenco, o próprio Haroldo, B. de Paiva, Hiramisa Serra, Ary Sherlock, Edmilson Queiroz e Assis Santos apresentaram o espetáculo “A canção dentro do pão”, de R. Magalhães Jr. O grupo ainda fez outras apresentações na emissora.  

Com mais de 60 anos de atividade, o grupo atua ainda hoje na cena teatral cearense e é um dos mais tradicionais do Estado.  

Karla Karenina 

Legenda: Karla Karenina estourou como Meirinha na 'Escolinha do Professor Raimundo'
Foto: Kid Junior

Durante os 60 anos, a mídia televisiva foi responsável por alavancar carreiras, como a de Karla Karenina. Artista desde criança, a atriz iniciou a carreira profissional por volta dos anos 1990 na TV cearense. Pouco tempo depois, foi integrar o elenco de “Escolinha do Professor Raimundo” na Rede Globo como a personagem Meirinha.  

Em 2017, estreou em novelas com Dita em “A Força do Querer”, que será reprisada a partir desta segunda-feira (21), na TV Globo. Neste ano, a atriz é uma das homenageadas da 50ª edição do Troféu Sereia de Ouro. 

Natália Prada  

Legenda: Natália Prada em participação no BBB 5
Foto: Divulgação

Também conhecida como Natália Nara, a cearense conquistou fama após ganhar o concurso “Iracema - A Musa do Ceará” em 2003, transmitido pelo programa Sábado Alegre da TV Diário. Mas a projeção nacional veio com a participação no reality show Big Brother Brasil em 2005. Após a saída do programa, ela chegou a atuar como atriz em projetos da Globo.  

Hoje, a jornalista é pastora evangélica e cantora gospel.  

 

 

Assuntos Relacionados