Butantan entrega lote com 3,4 milhões de doses da vacina Coronavac

Previsão é entregar mais 9,8 milhões de doses até o final de abril

Escrito por Redação ,
vacina coronavac
Legenda: Butantan entregou, na manhã desta quarta-feira (31), um lote com 3,4 milhões de doses da Coronavac
Foto: Agência Brasil

O Instituto Butantan entregou, na manhã desta quarta-feira (31), um lote com 3,4 milhões de doses da Coronavac, vacina contra Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Sinovac. Esse é o 19° carregamento liberado para o Plano Nacional de Imunização (PNI). 

Ainda não foi informado quantas doses devem ser destinadas para o Ceará e quando chegarão. O 11º lote de vacinas, com 158.100 doses, chegou no Ceará na última sexta-feira (26). O arregamento foi composto por 124.400 doses de CoronaVac/Instituto Butantan e outras 33.700 de AstraZeneca/Oxford. 

Desde 17 de janeiro, quando a campanha de vacinação começou no país, já foram entregues 36,2 milhões de doses da Coronavac. Nesta segunda-feira (21), foi liberado o maior carregamento de doses envasadas pelo Instituto, com 5 milhões de doses.

Veja também

O Governo Federal tem contrato para a compra de 100 milhões de doses do imunizante. Segundo o Butantan, a previsão é entregar outras 9,8 milhões de doses até o fim de abril, totalizando 46 milhões. As outras 54 milhões de doses devem ser entregues até 30 de agosto. 

O imunizante é produzido localmente a partir do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China. Em 3 de março, o Butantan recebeu uma remessa de IFA para produção de 14 milhões de doses.

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, já afirmou que o instituto deve receber um novo lote de insumos entre 6 e 8 de abril. As doses são envasadas, rotuladas, embaladas e passam por um controle de qualidade, antes de serem distribuídas.