Balão pega fogo durante voo e cai em Santa Catarina; oito mortes foram confirmadas
Acidente ocorreu no município de Praia Grande, reconhecido nacionalmente pela prática do balonismo

Um balão de ar quente que realizava um passeio com 21 pessoas pegou fogo durante o voo e caiu em Praia Grande, em Santa Catarina, neste sábado (21). Oito mortes foram confirmadas pelo governo de Santa Catarina, enquanto 13 ficaram feridas. Não há informação sobre o estado de saúde dos sobreviventes.
O g1 apurou que a empresa do acidente é a Sobrevoar, que atua com balonismo em Praia Grande. Por enquanto, no entanto, as causas do acidente ainda não foram apuradas.
Imagens nas redes sociais mostram o momento em que o balão é afetado pelas chamas e despenca ao solo.
Vídeo mostra momento da queda do balão
Veja também
A Prefeitura de Praia Grande manifestou solidariedade aos envolvidos no acidente. "O município está acompanhando a ocorrência — que segue em andamento — juntamente com o Governo do Estado e as forças de segurança", diz nota da gestão municipal.
Ainda segundo o comunicado, equipes municipais tem prestado atendimento as famílias e ajudado na "apuração dos fatos".
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, também se manifestou sobre a tragédia. "Eu pedi que a Saúde, os bombeiros, toda a nossa estrutura do nosso Estado pudesse se dirigir para lá", disse o gestor.
Ele garantiu ainda que está prestando 'todo o apoio às vítimas e suas famílias".
Praia Grande é reconhecida pela prática de balonismo
O município catarinense de Praia Grande é reconhecido pela prática do balonismo, com os voos de balão sendo destacados inclusive em site ligado à prefeitura.
Apesar da atração turística, a cidade já registrou acidentes com balões de ar quente anteriormente. Em 2023, ao menos dois casos ocorreram, deixando 12 feridos.
Passeio de balão custa R$ 550
Ainda segundo o g1, o passeio de balão oferecido pela empresa tem duração de aproximadamente 45 minutos, podendo alcançar até mil metros de altura. Para participar, cada passageiro precisa pagar o valor de R$ 550 pelo voo.
A experiência começa às 5h30, com a chegada ao hangar da empresa, onde os participantes recebem orientações sobre o passeio e os equipamentos de segurança. No local, é servido um café da manhã antes da saída.
Do hangar, o grupo é levado em um transfer para o ponto da decolagem, que também busca os passageiros no fim do passeio. Além do voo, o pacote também inclui fotos do passeio e um brinde especial.