Vídeo mostra sacos de areia, ferramenta e túnel em cela de onde detento fugiu na Grande Fortaleza

Outros 11 presos tentaram fugir pelo mesmo buraco, mas foram interceptados. Conforme o Sindppen-Ce, as fugas são facilitadas por baixo efetivo de policiais, fato negado pela SAP, que informa ter efetivo suficiente

Escrito por Matheus Facundo , matheus.facundo@svm.com.br
Capturas de tela de vídeo que mostra cela de onde preso escapou em Itaitinga
Legenda: Uma espécie de túnel foi cavado na cela e o detento fugiram usando uma corda feita de lençóis, conhecida como "teresa"
Foto: Reprodução

Um vídeo gravado na cela de um detento que fugiu da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), na Região Metropolitana de Fortaleza, mostra diversos sacos de areia provenientes de um buraco cavado no local do vaso sanitário, além de uma ferramenta não identificada. 

As imagens obtidas pelo Diário do Nordeste são da última segunda-feira (19), horas após a fuga de Antônio Dourado da Costa Neto, que responde a processos criminais por homicídios e por crimes do Sistema Nacional de Armas.

Confira vídeo da situação da cela:

No vídeo, ainda é possível ver partes da privada retirada para facilitar o caminho de escape, além de cerca de dez sacos com areia e partes da estrutura da cela quebradas. Uma espécie de túnel foi aberto na cela, e o interno conseguiu fugir por meio de uma corda feita por lençóis, conhecida como "teresa". 

A fuga foi confirmada nessa última segunda pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP). Conforme a reportagem apurou, outros 11 presos também tentaram fugir pelo mesmo local, mas foram interceptados por policiais penais antes de conseguirem deixar a unidade prisional.

O Diário do Nordeste questionou a SAP sobre as circunstâncias que permitiram a ocorrência e sobre como os internos tiveram acesso a materiais para cavar um túnel, mas a pasta só informou nesta quarta-feira (21) que ainda trabalha para recapturar o interno. 

Sindicato denuncia baixo efetivo 

O Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) denuncia que a UP-Itaitinga 2 e todas as unidades prisionais cearenses sofrem com baixo efetivo, o que ocasionaria falhas de segurança que facilitam fugas. 

Segundo a presidente do Sindppen-CE, Joélia Silveira, unidades que deveriam ter entre 45 a 50 agentes de plantão têm e "às vezes até 12 ou 10" no fim de semana: "Quando você obriga um policial a tomar conta de três postos, é impossível ele fazer procedimentos e vistorias sozinho. A falha de segurança começa aí".   

Em resposta, a SAP informou que no dia ocorrência havia 27 policiais penais de plantão, e que "mantém efetivo suficiente nas unidades prisionais do Ceará, além do apoio sistemático dos grupos táticos da polícia penal e suas equipes de inteligência". 

Veja também

Essa baixa, conforme Joélia, seria pela abundância de profissionais que se afastam e pedem licença por adoecimento, principalmente por fatores psicológicos ou psiquiátricos causados pela carga excessiva e pela insegurança no trabalho. Essas situações são comprovadas, segundo ela, por visitas, relatórios e escalas.  

Fugas em 2024

O Sistema Penitenciário cearense registrou ao menos outras duas fugas de presos neste ano. Quatro detentos fugiram da Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UPPOO II), também em Itaitinga, no dia 15 de janeiro. Mas, em menos de 24 horas, todos foram recapturados.

Seis dias depois, 21 de janeiro, cinco detentos fugiram da Unidade Prisional (UP) de Pacatuba. Três deles também foram recapturados, em 24 horas de buscas.

Outra fuga do sistema penitenciário deixou as autoridades cearenses em alerta, na última quarta-feira (14). Entretanto, essa ocorreu na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte - a primeira fuga da história do Sistema Penitenciário Federal de Segurança Máxima. A polícia cearense também ajuda nas buscas dos dois fugitivos, em razão da Unidade ficar a apenas 68 km de distância de Quixeré, no Ceará.

WHATSAPP DO DIÁRIO DO NORDESTE

Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados