A Receita Federal apreendeu, na tarde desta terça-feira (23), uma carga de 284 frascos de tirzepatida em uma transportadora de Fortaleza. O medicamento, que não tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), veio de Maceió (AL) e tinha como destino a Capital cearense.
A ação foi realizada pela equipe da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho que, por meio de técnicas de análise de risco, selecionou a carga para fiscalização.
As técnicas são utilizadas para identificar encomendas com maior probabilidade de apresentar irregularidades, ainda de acordo com a RF.
Durante a inspeção, foi constatada a presença do medicamento, comumente utilizado para emagrecimento. Toda a mercadoria foi retida para análise e posterior destruição conforme a legislação vigente.
A RF não divulgou o nome da transportadora onde a carga irregular foi apreendida.
SOBRE O TIRZEPATIDA
Em janeiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e proibição de uso do medicamento Tirzepatida das marcas Synedica e TG, que atualmente estão sendo vendidos no Brasil sem autorização.
Conhecido popularmente como "canetas emagrecedoras", as injeções também não podem ser fabricadas, distribuídas, divulgadas, e importadas, segundo a agência. A medida vale também para o Retatrutida de todas as marcas e lotes.