Teatro, show e festa religiosa

Entre as opções, teatro inclusivo no CCBNB Cariri, show de Peninha e Biafra no Sesc Crato e a festa de Santo Antônio

Escrito por Redação ,

Fortaleza. São muitas as atrações pelo Interior a partir deste fim de semana. Começando pelo Cariri, imagine uma menina que perde a voz e, a partir de então, precisa da ajuda de seus amigos para encontrá-la.

O espetáculo "O caso da menina que perdeu a voz", que narra as aventuras de um grupo de amigos que precisa achar uma voz perdida, será apresentado no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB Cariri), em Juazeiro do Norte, hoje e amanhã. Serão três apresentações, uma sessão hoje, às 15 horas, e duas amanhã, às 14 e 16 horas.

A entrada é gratuita e, no primeiro dia de apresentação, o projeto contará com recursos de acessibilidade, como a audiodescrição, ou seja, todas as cenas serão narradas com riqueza de detalhes, para permitir a participação efetiva de deficientes visuais.

"O caso da menina que perdeu a voz" é uma adaptação do livro de mesmo nome do escritor mineiro Fernando Abritta. Com recursos como intérprete de libras (linguagem universal de sinais), programas em braille (os símbolos são escritos em relevo e a leitura acontece por meio do tato) e com letras ampliadas (para pessoas com baixa visão), o principal objetivo do projeto é promover uma inclusão social que de fato se realize ao permitir que jovens e adultos, com ou sem algum tipo de deficiência, compartilhem uma mesma atração cultural.

Tendo como um dos públicos-alvo crianças a partir de oito anos de idade, o espetáculo também incentiva o interesse pela literatura e pela arte de contar histórias para alunos nas séries iniciais.

Peninha e Biafra

Ontem, o Serviço Social do Comércio (Sesc) apresentou os cantores Peninha e Byafra, que neste ano completam 35 anos de carreira, no Crato. Hoje, eles se apresentam em Sobral e amanhã em Fortaleza. Os shows fazem parte do projeto Estacionamento da Música.

Cantor e compositor, Peninha traz em seu repertório clássicos de sua carreira, como "Alma Gêmea", "Sozinho" e "Sonhos", que serão relembrados em seu show "Sonhos e Sucessos". Muitas de suas músicas já foram interpretadas por grandes artistas, como Fábio Jr, Tim Maia e Caetano Veloso.

Consagrado na Música Popular Brasileira, Byafra apresenta, em sua nova turnê, o show "35 anos de sucesso", trazendo canções que marcaram sua carreira. O cantor e compositor também já registrou sua obra na voz de músicos como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Simone e Danilo Caymmi. Com 16 álbuns lançados, Byafra vendeu mais de três milhões de CDs e emplacou nove temas de novelas.

Santo Antônio

Começa no domingo a tradicional Festa de Santo Antônio, também conhecida como Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha. Os festejos contam com a parceria do Sesc, por meio da Unidade Juazeiro do Norte, durante a programação cultural.

A abertura da programação será no dia 31, a partir das 9h, com apresentações e cortejo de grupos de tradição popular, pela Rua do Vídeo. A concentração será na Praça da Matriz.

À noite haverá show com Cristina Amaral, Chico Pessoa, Flávio Leandro e Ítalo Queiroz, no Largo do Rosário. A expectativa é que mais de 200 mil pessoas participem da abertura da festa neste ano.

Até o sábado (13), são realizadas na cidade cerimônias religiosas, apresentações de grupos de tradição popular e o famoso Cortejo do Pau da Bandeira, além shows e quermesses.

Mais informações:
Espetáculo "O caso da menina que perdeu a voz" no CCBNB Cariri
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Endereço: Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte
Período: 29 e 30 de maio de 2015
Horário de apresentação: sexta (29/05), às 15h e sábado (30/05), às 14h e às 16h. Entrada gratuita