No Dia de São Francisco das Chagas, Canindé recebe número reduzido de fiéis

Em 2020, os festejos em homenagem ao santo terão programação virtual devido a restrições da pandemia do coronavírus. O evento começa na próxima terça-feira (6) e segue até 16 de outubro

Novena e as cerimônias da via sacra, assim como as missas e os festejos, serão transmitidos pelos canais online da Paróquia do Santuário de Canindé.
Legenda: Novena e as cerimônias da via sacra, assim como as missas e os festejos, serão transmitidos pelos canais online da Paróquia do Santuário de Canindé.
Foto: José Leomar

Um ano totalmente atípico para os devotos de São Francisco das Chagas. Comparado a anos anteriores, a movimentação de fieis foi baixa no domingo (4) que marcou o Dia oficial do santo. O comércio religioso em Canindé ficou praticamente parado. Na estátua, monumento de 31 metros de altura, que atrai devotos do mundo inteiro, poucas pessoas tiraram fotos e agradeceram as graças alcançadas. 

Em 2020, a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé acontecerá a partir da próxima terça-feira (6) e segue até 16 de outubro. Toda a programação será virtual devido a restrições da pandemia do coronavírus quanto à formação de aglomerações. Segundo o pároco e reitor do Santuário, Frei Jonaldo Adelino de Souza, Canindé recebeu nem um terço do público que costuma visitar a cidade.  

Tradicionalmente, durante os 11 dias de celebração, Canindé recebe de 700 mil a 1 milhão de visitantes. "O nosso povo, o nordestino principalmente, ele é muito religioso. Nesse tempo de pandemia, a fé aumenta. Nesse momento, a fé não baixa, ela aumenta. O povo vem. Queiramos ou não, eles aparecem e vem”, explica o pároco. 

A novena e as cerimônias da via sacra, assim como as missas e os festejos, serão transmitidas pelos canais online da Paróquia do Santuário de Canindé. O atendimento às romarias também está suspenso. 

Devoção

No domingo, mesmo com horários restritos para visitação e missas com limite de público, a forte devoção no santo protetor dos pobres e dos animais trouxe fiéis ao santuário. É o caso da aposentada Francisca Ávila Duarte. Ela veio de Taperuaba, distrito de Sobral. Segundo a religiosa, a nora foi curada de um câncer. “Pedi muito a São Francisco das Chagas e vim agradecer de público esse grande milagre. Fiz um esforço grande ", divide a entrevistada. 

A benção alcançada também trouxe a dona de casa Francisca Aurilene. Ela veio de Caucaia com irmãos, netos e o pai, de 83 anos, que venceu a covid-19.  A fé fortaleceu e uniu cada vez mais a família. “Ele fez a promessa de que se ficasse bom da covid, viríamos a Canindé agradecer. Representa muito nas nossas vidas e na nossa casa e todos anos nós comparecemos aqui”, relata. 

Uma família do maranhão fez questão de vir agradecer por não ter sido contaminada pelo coronavírus. A aposentada Maria Francisca Rodrigues da Silva reflete que agradecer o tempo é de não perder a fé. “Para nós representa tudo. Quando estamos na maior agonia, nos apegamos. Agradeço demais, tenho 73 anos e essa doença tá passando por mim. Venho agradecer, pois ninguém da família, até gora, sentiu nada.   

Organização

A Festa de São Francisco das Chagas é considerada a maior romaria franciscana das Américas.  Em outubro, mês de homenagens à São Francisco, a orientação da Arquidiocese é ficar em casa. “Estamos incentivando. Fique em sua casa, faça um altar de São Francisco. Medite conosco, na sua casa, no seu altar. Estamos na basílica fazendo tudo virtual para vocês. Muitos não entendem. Acham que precisam vir. Acham que a contaminação passou. Acha que já foi embora a covid. E não foi. Temos que ter cautela e muita prudência. A igreja quer o bem de todos”, alerta o Frei Jonaldo Adelino de Souza. 

O tema escolhido para os novenários em 2020 é “São Francisco e a Eucaristia”. O lema é “A Igreja Vive da Eucaristia”.  Frei Jonaldo Adelino de Souza diz sentir muito o fato da festa não ser como em épocas passadas. “Seguimos a arquidiocese e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A fé não baixou, aumentou. Quando terminar a pandemia as igrejas voltarão a ficar lotadas, de gente agradecendo”, finaliza o pároco. v

Serviço: 

Festa de São Francisco das Chagas em Canindé (CE). De 6 a 16 de outubro. Transmissão: Site oficial / Canal no YouTube / Instagram / Página no Facebook

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará