Fornecimento de água em Iguatu é suspenso devido a problemas em adutora do Açude Trussu

A previsão é de que até amanhã o sistema comece a ser normalizado

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br
Legenda: Os reparos devem ser concluídos ainda nesta terça-feira (15)
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (15), a adutora do Açude Trussu, que abastece a cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, foi desligada para serviços de troca de bomba e reparação de dois vazamentos. Devido ao problema, houve corte no fornecimento de água no Município.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Iguatu informou que os serviços estão previstos no plano de manutenção da adutora, que já tem mais de 20 anos e apresenta, com regularidade, problemas de vazamento quando há maior pressão da água.

“No fim da tarde o sistema de abastecimento voltará a funcionar normalmente”, disse o superintendente do Saae, Marcos Ageu Medeiros.

“O plano de manutenção possui seis paralisações que serão realizadas em semanas distintas, visando não causar grandes transtornos à população provocados por suspensões bruscas no fornecimento de água”.

Abastecimento

De acordo com Marcos Ageu Medeiro, as águas do Açude Trussu começaram a apresentar melhor qualidade após a recarga adquirida durante a quadra chuvosa deste ano. O reservatório estava praticamente seco com apenas 2% de suas reservas hídricas. Agora subiu para 25%, assegurando o abastecimento das cidades de Iguatu e de Acopiara por pelo menos dois anos.

“Em breve, após as impurezas e material orgânico decantarem, vamos bombear a água do Trussu, que está com melhor qualidade”, pontuou Marcos Ageu. “Haverá mais pressão e vazão suficientes para atender a demanda local que tende a aumentar 25% neste mês de setembro em relação a agosto passado, por causa do calor e da necessidade de mais banhos”.

 

Assuntos Relacionados