Fenômeno solar chama a atenção de moradores de Iguatu, no interior do Ceará

Meteorologista do Inmet explica que o 'halo solar', embora não seja raro, costuma durar poucos minutos

Legenda: O fenômeno atraiu a atenção de moradores de Iguatu
Foto: VcRepórter

Um fenômeno solar chamou a atenção de moradores da cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, no fim da manhã desta segunda-feira (19) e início da tarde. Um círculo colorido ao redor do sol se formou e atraiu olhares da população. De acordo com meteorologistas, ele é conhecido como "halo solar"

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Rodrigues, explicou que o fenômeno não é raro e "se forma quando há aumento de umidade na atmosfera e nuvens que carregam os cristais de gelo refletem em uma área local, formando o círculo colorido a partir da decomposição da luz solar". 

O especialista explicou ainda que o halo solar acontece por causa presença de uma nuvem bem fina, que só é identificada justamente quando tem esse 'halo'. O nome da nuvem é Cirrostratus. Rodrigues acrescenta que o halo solar “pode ocorrer em qualquer época do ano e em todas as regiões, quando as condições de umidade e nuvens elevadas estão dadas”.

Olhares e superstição

O radialista Lindomar Rodrigues foi um dos que pararam para registrar o momento. “Vi outras pessoas olhando e parei também para verificar o que estava ocorrendo, quando percebi o círculo muito bonito e me chamou a atenção”, contou. “Não é sempre que a gente vê essas coisas lindas da natureza”.

O estudante Ricardo Castro, contou que foi a primeira vez que viu o 'halo solar'. “É muito bonito", pontuou. O fenômeno também foi observado em Mauriti e Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, e em algumas áreas de Fortaleza.  

Para o agricultor Francisco Chaves, além da beleza natural, a formação do halo seria um indicativo de “bom inverno no próximo ano". Ele acredita que haverá fortes chuvas em 2021. O meteorologista Flaviano Rodrigues, no entanto, adverte que "não se pode relacionar o fenômeno com o indicativo de boas chuvas". 

Curiosidades

  • O 'halo solar' ocorre na troposfera, isto é, na camada mais baixa da atmosfera terrestre, com espessura de 12 km e até 17 m de altura;

  •  A coloração, que se assemelha a de um arco-íris, deve-se ao fenômeno de dispersão da luz, que entra nos cristais de gelo na forma de luz branca e, ao sofrer duas refrações consecutivas de ar-gelo e gelo-ar, é espalhada em suas sete cores;

  • O halo não é redondo por causa do Sol, mas, devidos aos cristais de gelo que possuem formato hexagonal e refletem a luminosidade em formato de círculo

 

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará