Eleições 2020: Consumo e venda de bebidas alcoólicas estão proibidos em Juazeiro do Norte

A determinação entra em vigor as 00:00 deste domingo (15) e se estende até as 19 horas do mesmo dia. Já são 24 cidades com proibição, confira lista ao fim da matéria

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
Legenda: Pelo menos 24 municípios cearenses terão aplicação da Lei Seca durante as eleições
Foto: Kid Júnior

A cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri, terá restrição ao consumo e à comercialização de bebidas alcoólicas ao longo deste domingo (15), dia da realização das eleições municipais. A decisão é do juiz titular da 28ª Zona Eleitoral, Giacumuzaccara Leite Campos.

Giacumuzaccara considerou o "cenário político de acirradas disputas partidárias, bem como os altos índices de violência" e avaliou que o "consumo de bebidas alcoólicas, no dia das eleições, comumente acarreta transtornos e compromete a boa ordem dos trabalhos eleitorais e o exercício democrático do voto"

A medida entra em vigor a 00 horas de amanhã (15) e fica válida até as 19 horas do mesmo dia. 

> Juazeiro do Norte terá policiamento fixo em 60% dos locais de votação; PF utilizará drones

Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, a coordenadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Isabel Mota, coaduna com a análise do juiz de Direito e reforça que o consumo de bebidas alcoólicas pode ser um fator de complicação a mais para a organização do pleito. 

O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE, Fernandes Neto, acrescenta que, diferente do pleito da Capital cearense, "nas eleições no Interior, a bebida pode influenciar no ânimo dos eleitores”, atesta. Em Fortaleza, as eleições não terão aplicação da Lei Seca

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) vai informar à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre quais municípios terão restrição quanto a venda e consumo de bebidas para que a força policial possa garantir o cumprimento das determinações.

Cidade que terão proibição:

  1. Crateús,
  2. Ipaporanga,
  3. Granja,
  4. Martinópole,
  5. Uruoca,
  6. Campos Sales,
  7. Salitre,
  8. Ipueiras,
  9. Poranga,
  10. Santana do Acaraú,
  11. Morrinhos,
  12. Pacatuba,
  13. Guaiúba,
  14. Aurora,
  15. Croatá,
  16. Guaraciaba do Norte,
  17. Reriutaba,
  18. Mucambo,
  19. Pacujá,
  20. Graça,
  21. Beberibe,
  22. Caridade,
  23. Paramoti,
  24. Juazeiro do Norte