Derivados do coco têm ganho de produtividade

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
09 de Dezembro de 2011 - 02:42
capa da noticia
Legenda:
Foto:
O processamento industrial do coco prova a versatilidade deste fruto como matéria-prima para muitos produtos

Sobral A Ducoco Alimentos de Itapipoca se destaca na Zona Norte no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A empresa beneficia derivados do coco, que tem uma vasta plantação no Ceará, através de sete fazendas, totalizando uma área total cultivada de quatro mil hectares.

Em 2012, a Ducoco fará 30 anos de funcionamento. Inaugurada em 1982 em Itapipoca, numa área total de 12,8 mil metros quadrados, a unidade processa toda matéria-prima do coco oriunda das fazendas de cultivo da fruta, e também adquirida de produtores da Zona Norte, transformando-a em produtos que são destinados à fábrica de Linhares (ES), onde acontece a finalização da linha produtiva.

A Ducoco de Itapipoca é responsável por 100% da produção de água de coco e leite de coco em caixinha, nas instalações da Tetra Pak. Em Itapipoca são processados cerca de 360 mil frutos por dia, o que gera, junto com as demais atividades, 640 empregos diretos.

A Ducoco Alimentos preza por um rígido processo de controle de qualidade. A preocupação é garantir a qualidade dos produtos finais, que chegam às mãos dos clientes em todo o Brasil e até no Exterior.

A unidade de Itapipoca cuida do meio ambiente, reaproveitando todos seus resíduos industriais em novos processos. Além disso, utiliza filtros acoplados nas caldeiras para proteger a qualidade do ar.

As sete fazendas cearenses da Ducoco têm 10 mil hectares de terras, sendo quatro mil hectares de área produtiva. A produção anual nas fazendas é de 28 milhões de frutos que são retirados de cerca de 330 mil coqueiros híbridos, proporcionando 580 empregos diretos.

Parte dessa plantação (aproximadamente 100 mil coqueiros) é fertirrigada por meio de uma tecnologia importada de Israel. Consiste em microaspersores que levam água para cada coqueiro, automatizando o sistema de drenagem e garantindo uma uniformidade na dosagem de água e nutrientes. Essa área foi a primeira no Brasil a utilizar o método de irrigação (1999), que elevou a produção de 60 para 139 frutos por planta/ ano.

A empresa pensa no social e criou para seus colaboradores um projeto de alfabetização adulta que proporciona o conhecimento necessário para que os funcionários possam exercer a cidadania.

Adel Coco

A Adel Coco Brasil Indústria e Comércio Ltda, instalada em Trairi, é também vencedora do Prêmio Contribuintes 2011. Há quatro anos em Trairi, a fábrica beneficia, exclusivamente, derivados de coco, como água, óleo, o produto ralado desidratado, ralado congelado "in natura", polpa e farinha derivada da casca do coco.

A empresa atende todo o Brasil com produtos derivados do fruto, desenvolvido com tecnologia e qualidade reconhecidas. Trabalha dentro da certificação e normas vigentes tendo como princípio a preocupação com a preservação do meio ambiente.

Todo processo na Adel é desenvolvido com reaproveitamento inteligente, otimizando todos os produtos e residuos produzidos, alem da seleção da fruta e acompanhamento junto com os produtores no processo de plantio e colheita quando orgânico.

A Adel exporta para Europa a água de coco "in natura", distribuído em latas (drinks), fórmula registrada mundialmente, sucesso no mercado europeu.

Na sua linha de produção estão as embalagens de 190ml e 335ml da água de coco Vitococo; coco ralado Extra Coco, de um quilo; e o leite Coco Milk, na garrafinha de 200 ml.

A Adel Coco Brasil pertence a Mariano Omar Monteiro da Silveira e Adelino Felisberto Martins Terra, gerando mais de 200 empregos diretos e indiretos.

Pelo desempenho de referência no setor, com alta prudutividade e geração de impostos, as duas empresas da Zona Norte destacam-se entre as agraciadas no Contribuintes.

MAIS INFORMAÇÕES

Adel Coco Brasil Indústria e Comércio Ltda, Trairi, (85) 3351.1790
Ducoco Produtos Alimentícios S/A
Itapipoca - telefone: (88) 3631.1111