Começa hoje em 'Santana' a Romaria da Menina Benigna

Há cerca de três anos, os restos mortais da menina Benigna foram sepultados na Igreja Matriz da cidade

Escrito por André Costa - Colaborador ,
Legenda: Benigna nasceu na localidade de Sítio Oitis, distrito de Inhumas
Foto: Foto: Roberto Crispim / Agência Diário

Santana do Cariri A 12ª edição da Romaria de Benigna, realizada neste município localizado na região do Cariri cearense, será aberta oficialmente hoje, com expectativa de atrair cerca de 30 mil fiéis até dia do encerramento, 24 de outubro, data do martírio. Neste ano, a romaria traz o tema "Com Benigna, Celebremos as Misericórdias do Senhor". O novenário conta com celebrações diárias.

De acordo um dos organizadores, Ypsilon Félix, a novidade deste ano será o show do cantor Batista Lima. "No dia 18, durante a missa, ele dará um testemunho para os devotos e, em seguida, se apresenta no calçadão com um show acústico".

Félix ressalta que o dia da abertura dos festejos é alusivo ao nascimento da menina Benigna e o encerramento, à sua morte. "Como providência divina, entre a data de seu nascimento e a data de sua morte há um intervalo de nove dias, justamente o tempo para celebração de novenas", acrescenta. Com programação diária, a organização acredita que a cidade deva receber um grande fluxo de pessoas oriundas de municípios do Cariri e da região do Centro-Sul. Félix lembra que o encerramento da romaria concentra diversas ações. Na manhã do dia 24, acontece a Romaria das Crianças; meio-dia, Missa das Flores na Igreja Matriz; e, no período da tarde, outros momentos de oração, caminhadas e a solene celebração eucarística, no fim do dia.

Acesso

Em março deste ano, o Ministério do Turismo, em parceria com a administração local, destinou verba de R$ 1 milhão para construção de uma estrada de acesso ao bairro de Inhumas, onde Benigna foi assassinada. Milhares de pessoas visitam o bairro, onde foi erguido um santuário. Além de fortalecer o turismo religioso, a obra beneficiará quase 500 famílias com o acesso mais facilitado até o bairro.

A estrada terá extensão de 2,5Km, ligando a sede do município ao bairro de Inhumas. A primeira parte da obra contempla 1,5 metros de calçadas, com valas e calçamentos em paralelepípedo. Já na segunda fase, prevista para complemento da obra, a previsão é que sejam inseridas ciclovias, urbanização com iluminação e boxes para atendimentos aos fiéis.

Ypsilon detalha que o objetivo é criar, ao longo do percurso, estações da Via Sacra, como na Rua do Horto, na cidade de Juazeiro do Norte, em direção ao local onde está localizado o monumento de 27 metros erguido em homenagem ao Padre Cícero, que anualmente recebe 2,5 milhões de fiéis.

Sem previsão

Félix informa, ainda, que "apenas 20% da obra foi concluída" e que não há previsão para conclusão. Para evitar que os peregrinos sejam prejudicados, a organização do evento fez um desvio de 300 metros "a partir da velha estrada. É importante que os romeiros tenham a obra entregue o quantos antes. Porém, a romaria não será afetada com o andamento dos trabalhos", ressalta.

Beatificação

Denominada de "Corredor da Fé", a obra é considerada "grandiosa" por Ypsilon Félix, que é um dos membros da comissão para o processo de beatificação da menina Benigna Cardoso. Ele pondera que os romeiros e peregrinos que vão trafegar pela avenida irão se sentir mais honrados pela infraestrutura. Outra obra realizada para melhor acolher os fiéis, foi a reconstrução do teto do Santuário de Benigna. Após análises técnicas, o teto teve que ser completamente demolido por comprometer a segurança dos visitantes.

Biografia

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, na localidade de Sítio Oitis, Distrito de Inhumas a 2Km da sede de Santana do Cariri. Em 1941, aos 13 anos, perdeu a vida de forma trágica. Benigna foi morta a golpes de facão por um homem que a assediou. Tendo ela se recusado a entregar-se, foi brutalmente assassinada.

Pelo ato, a menina passou a ser contemplada como santa pela população local depois de sua morte, por considerarem o seu gesto de amor e coragem, apesar da sua pouca idade. Benigna tornou-se "Heroína da Castidade". A fama de mártir espalhou-se e hoje Benigna já é reverenciada por um grande número de pessoas, que costumam fazer-lhe pedidos e testemunham o alcance de graças.

Há cerca de três anos, os restos mortais da menina Benigna foram sepultados na Igreja Matriz de Santana do Cariri e, desde então, virou mais um local de visitação dos peregrinos.

Mais informações:

Romaria da Menina Benigna

Data: de 15 a 24 de outubro

Local: Santana do Cariri (CE)

Fan Page - Jovem Benigna Oficial

Blog - jovembenigna.blogspot.com

SAIBA MAIS

Programação:

Dia 15/10

Abertura com Moto Romaria, celebrando o natalício de Benigna

Dia 18/10

19h- Missa solene na Matriz, com participação especial de Batista Lima, seguida de show acústico, no Calçadão

Dia 24/10 - Data do Martírio

9h - Romaria das Crianças

11h - Missa das Flores na matriz

14h - Concentração e acolhida

15h - Oração no Santuário

16h - Caminhada até a Matriz

 

17h - Solene Celebração Eucarística