Legislativo Judiciário Executivo

Vitor Valim declara apoio à pré-candidatura de Waldemir Catanho à Prefeitura de Caucaia

Nome do secretário da Articulação Política do Governo do Estado foi anunciado nesta sexta

Escrito por Alessandra Castro , alessandra.castro@svm.com.br
Vitor Valim e Catanho
Legenda: Catanho deve ser o candidato do grupo governista no segundo maior município do Estado
Foto: Reprodução/Instagram Waldemir Catanho

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), declarou, na noite desta sexta-feira (15), apoio à pré-candidatura do petista Waldemir Catanho ao Poder Executivo da cidade. Na ocasião, ele destacou que o nome escolhido para a disputa está alinhado ao Governo Estadual e Federal. Catanho é secretário da Articulação Política do governador Elmano de Freitas (PT).

"O nome do nosso companheiro Waldemir Catanho chega endossado pelo nosso governador Elmano de Freitas, com aval do nosso presidente Lula e do nosso ministro da Educação, Camilo Santana, e é o nome a quem declaro o meu voto, para que no ano que vem possa estar na cadeira de prefeito de Caucaia, que hoje ocupo com muita honra", declarou Valim em postagem no Instagram.

Veja também

Após a morte da filha Sofia em dezembro do ano passado, Valim anunciou, em janeiro deste ano, que não disputaria a reeleição.

Ainda nesta sexta, Catanho se reuniu com o prefeito e vereadores, no Cumbuco, para costurar apoio de lideranças locais.

"Coloquei meu nome à disposição desse desafio de avançar na melhoria das condições de vida do povo de Caucaia, e o primeiro passo é o diálogo, é escutar os anseios da população caucaiense, conversar com o povo simples, com lideranças, vereadores, empresários, entidades sociais, conversar com a população em geral, entendendo o que avançou e o que ainda está por ser feito. Agradeço os apoios do prefeito Vitor Valim e dos vereadores do município, além do governador Elmano, do Ministro Camilo, do presidente Lula, e dos integrantes do meu partido, o Partido dos Trabalhadores", declarou o secretário nas redes sociais.

Negociação

O nome do secretário da Articulação Política do Governo do Estado foi anunciado nesta sexta pelo PT como pré-candidato em Caucaia. A pré-candidatura dele no município já vinha sendo ventilada, como uma forma de contemplar o grupo político governista e ainda acomodar a deputada federal Luizianne Lins com um aliado direto no segundo maior município do Estado.

A medida seria uma forma de conciliar um arranjo em Fortaleza, onde o nome preferido do ministro Camilo Santana para disputar o Paço Municipal da Capital, o do deputado Evandro Leitão (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), rivaliza com a ex-prefeita, e quer encabeçar a chapa petista no pleito deste ano. A intenção é fazer Luizianne desistir da pré-candidatura e deixar o caminho vago para Leitão. 

Sem acordo até o momento, Luzianne, Evandro, Larissa Gaspar, Guilherme Sampaio e Artur Bruno devem disputar a preferência do partido em encontro municipal, modalidade em que os filiados escolhem delegados para votar em quem será o candidato do partido.

Perfil

Waldemir Catanho de Sena Júnior é jornalista formado formado pela Universidade Federal do Ceará. Em 1990, se filiou ao PT. Em 1998, foi assessor parlamentar da então vereadora Luizianne Lins. A acompanhou como assessor na Assembleia Legislativa, entre 2003 e 2004. Com a vitória de Luizianne à Prefeitura de Fortaleza, ele assumiu, em 2005, a secretaria de Governo da gestão municipal, onde permaneceu até o fim do mandato de Lins, em 2012.

De 2015 a 2022, coordenou o mandato de Luizianne na Câmara dos Deputados. Em 2023, assumiu a Articulação Política do governador Elmano, onde permanece até o momento.

 

Assuntos Relacionados