Legislativo Judiciário Executivo

Vereadora Yanny Brena é enterrada em Juazeiro do Norte sob comoção de familiares e amigos

Já o namorado da parlamentar, encontrado morto junto dela, será velado e enterrado no Município de Aurora

Escrito por Emanoela Campelo de Melo e Messias Borges , seguranca@svm.com.br
Familiares e amigos se despediram de Yanny Brena neste sábado (4)
Legenda: Familiares e amigos se despediram de Yanny Brena neste sábado (4)
Foto: Emanoela Campelo de Melo

A presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Yanny Brena (PL), foi enterrada na manhã deste sábado (4), no mesmo Município onde atuava politicamente e morava, sob forte comoção de familiares e amigos. A vereadora foi encontrada morta, junto do namorado, Rickson Pinto, na última sexta-feira (3).

Veja também

O corpo de Yanny foi velado e sepultado no Complexo Anjo da Guarda, em Juazeiro do Norte. Já Rickson será velado e enterrado nesta tarde, no Município de Aurora, a cerca de 70 Km de distância de Juazeiro.

Centenas de pessoas, inclusive eleitores de Yanny, compareceram ao velório e às proximidades do local, para se despedir da vereadora. Também estiveram presentes o irmão da jovem, o deputado federal Yury do Paredão, e o cantor de forró Jonas Esticado (que já foi agenciado por Yury e é amigo da família). O sentimento geral é de consternação. A família de Yanny tem evitado falar com a imprensa, até então.

Os pais de Yanny Brena não conseguiram acompanhar o momento do sepultamento, devido à emoção, e preferiram ficar no salão onde aconteceu o velório. Um helicóptero foi contratado para arremessar flores no local do enterro, em homenagem à vereadora.

Centenas de pessoas, inclusive eleitores de Yanny, compareceram ao velório e às proximidades do local, sob clima de consternação
Legenda: Centenas de pessoas, inclusive eleitores de Yanny, compareceram ao velório e às proximidades do local, sob clima de consternação
Foto: Emanoela Campelo de Melo

A principal linha de investigação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), sobre as mortes, é que tenha ocorrido um feminicídio - cometido por Rickson - seguido de suicídio, conforme divulgou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) na última sexta (3).

Casal foi encontrado morto em casa 

O casal foi encontrado sem vida na casa da parlamentar, no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, pela funcionária de Yanny. A mulher chegou para trabalhar por volta de 8h30 e se deparou com os corpos da vereadora e do namorado, acionando a Polícia. 

Uma equipe da Polícia Forense chegou ao local ainda pela manhã para fazer a perícia dos corpos, que foram retirados da casa da vítima apenas por volta de 14h30 da tarde de sexta-feira. 

Perícia forense, Yanny Brena, vereadora Juazeiro do Norte
Legenda: Corpos de Yanny Brena e Rickson Pinto foram retirados da casa da vereadora por volta das 14h
Foto: Edson Freitas/SVM

Na porta da residência, a Polícia fixou um aviso de interdição por suspeita de crime. No comunicado, consta o seguinte recado: "Local de crime. Não entre!". 

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o caso é investigado pelo Núcleo de Homicídio e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte e pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte, que realizam diligências para elucidar os fatos.  

Veja também

A pasta acrescentou ainda que a suspeita é de feminicídio seguido por suicídio. Ainda conforme a SSPDS, o homem possuía antecedentes por posse ilegal de arma de fogo.  

Quem são Yanny Brena e Rickson Pinto

Yanny Brena tinha 26 anos e foi eleita para o seu primeiro mandato como vereadora da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte em 2020. Essa foi a primeira vez que ela disputou uma eleição. 

Yanny Brena foi a segunda mulher a ocupar a presidência da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte
Legenda: Yanny Brena foi a segunda mulher a ocupar a presidência da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte
Foto: Reprodução/Instagram/Yanny Brena

Após dois anos de atuação no Legislativo, Yanny conseguiu construir uma coesão em torno do seu nome para lançar chapa única para sua candidatura à presidência do Parlamento Municipal, mesmo sendo adversária de seu antecessor, Darlan Lobo (PTB). Ela assumiu o comando da Casa em 1º de janeiro deste ano. 

Além disso, no ano passado, Yanny participou ativamente na campanha do seu irmão para deputado federal, o empresário Yury do Paredão (PL) - que foi eleito. 

Yanny com o irmão, Yury, na campanha de 2022
Legenda: Yanny com o irmão, Yury, na campanha de 2022
Foto: Reprodução/Instagram/Yanny Brena

Já Rickson Pinto é natural de Natal, no Rio Grande do Norte. Conforme redes sociais, ele fez faculdade em Juazeiro do Norte, mas sem informação de qual curso. Ele deixa uma filha.

Rickson também era atleta de vaquejada, segundo descrito em seu Instagram. Nas redes sociais, ele possui diversos registros de viagens a locais como Natal, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o Facebook, o casal está junto desde 2020.

Yanny Brena e Rickson Pinto namoravam desde 2020
Legenda: Yanny Brena e Rickson Pinto namoravam desde 2020
Foto: Reprodução/Instagram/Yanny Brena

Assuntos Relacionados