Elmano exalta parceria com Lula na Saúde, após críticas de Ciro: ‘É ou não é para eu agradecer?’

Candidatos resgataram entregas sob suas gestões e criticaram condução do setor por adversários políticos.

Escrito por Ingrid Campos ingrid.campos@svm.com.br
09 de Setembro de 2026 - 19:40 (Atualizado às 19:47)

Após críticas de Ciro Gomes (PSDB) sobre políticas para a Saúde na gestão de Elmano de Freitas (PT), o petista citou entregas do mandato em parceria com o presidente Lula (PT) e o prefeito Evandro Leitão (PT). Candidatos ao Governo do Ceará, ambos participaram do Debate PontoPoder nesta quarta-feira (9).

O tucano havia mencionado o fechamento do Hospital César Cals e do Hospital Martiniano de Alencar, ambos em Fortaleza, em meio à abertura do Hospital Universitário da Uece, diminuindo a oferta de vagas nos equipamentos de saúde. Para ele, existe uma “bajulação eterna do Lula (por Elmano)” que não é efetiva na entrega de serviços: “Eles constroem prédios e avisam que vão inaugurar prédios”.

O tucano falou em fechamento de leitos e Elmano citou novos hospitais.
Legenda: O tucano falou em fechamento de leitos e Elmano citou novos hospitais.
Foto: Thiago Gadelha.

“Ele sabe por que eu agradeço ao presidente Lula – que ele quer ver longe do Ceará, fala que o Lula é chefe de organização criminosa. O Hospital Universitário custa R$ 680 milhões para funcionar por ano, sendo R$ 340 milhões do Governo do Estado. Quem garantiu isso? Presidente Lula. É ou não é para eu agradecer e falar do presidente Lula?”, rebateu Elmano. 

O atual governador ainda criticou o ex-prefeito José Sarto (PSDB), aliado de Ciro, citando o Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. “(Ciro) acha bom mesmo é um gestor tipo o Sarto, que fechou o Hospital Nossa Senhora da Conceição, e o prefeito Evandro, que ele critica com mentiras, reabriu com 144 leitos”, afirmou. 

A unidade, segundo Elmano, foi reinaugurada com recursos da Prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal. A parceria, destacou o governador, foi repetida em projetos no interior do Ceará. 

“Sabe como nós abrimos o tratamento do câncer no interior? Foi com parceria com o governo do presidente Lula. Então eu tenho que agradecer mesmo e dizer a você que essa é a diferença. Enquanto ele quer o Lula longe do Ceará, eu quero o Lula cada vez mais perto para fazer mais por você, que é o que estamos fazendo na saúde, levando o tratamento do câncer para o interior e fazendo, já no nosso governo, mais de 500 mil cirurgias”, complementou o petista.

Atenção primária 

O candidato do PSDB fez uma série de críticas à gestão da saúde no Estado, citando problemas na atenção primária, na gestão de policlínicas e hospitais regionais, na assistência a pessoas com autismo e na relação com institutos de gestão sanitária

“Saúde não é construir prédio bonito, é botar as coisas para funcionar com correção, com humanidade. Hoje o estado do Ceará está na mão do Elmano, que não começou nem terminou nenhum hospital regional”, disse. 

Ciro Gomes também citou participação em entregas na saúde em gestões passadas. “Os hospitais regionais, boa parte deles, eu ajudei a botar para funcionar como secretário de saúde do Cid. O Cid é o maioral para ele, mas o secretário que fez as coisas não vale nada. Ele destruiu todas as policlínicas, por isso que você não tem exame. Está tudo entregue a cabo eleitoral”, completou o tucano.

Este conteúdo é útil para você?

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Colunistas

Edição do Dia