Projeto do governo prevê 'auxílio' a secretários que vierem de outros estados

A proposta será lida hoje na Assembleia; na composição atual, apenas Mauro Albuquerque seria beneficiado

Legenda: O projeto altera uma lei da década de 1970 para atender a secretários convidados de outros estados
Foto: Natinho Rodrigues

O governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa ontem um projeto em que propõe a criação de uma “ajuda de custo” a secretários do Poder Executivo que venham de outros estados para exercer a função no Ceará.

Pelo projeto, os referidos secretários, cargos comissionados de livre indicação do governador, passam a receber um auxílio de 30% sobre o salário bruto, por mês, para residir no Ceará. O projeto será lido hoje (9) se vai começar a tramitar.

De acordo com o portal da Transparência, o salário bruto de um secretário de Estado gira em torno de R$ 15,8 mil. Com a regalia, o beneficiário passa a contar com um acréscimo de R$ 4,7 mil nos vencimentos mensais. 

De quem é a foto?

A proposta causou estranheza entre alguns parlamentares. Da atual composição do secretariado do governador Camilo Santana (PT), apenas o secretário de Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, está nesta condição e é um beneficiário certo da medida. O secretário de Segurança, André Costa, delegado da Polícia Federal, veio de outro estado, mas é cearense e tem raízes aqui no Estado.

Outra hipótese ventilada é que poderia ser um possível convite do governador a alguém que ainda estaria vindo compor o primeiro escalão do governo. Até o momento, entretanto, isso é apenas especulação.

Ideia aprovada

Foto: Natinho Rodrigues

Outro projeto que chegou ao Legislativo ontem foi o que cria o Conselho de Governadores do Ceará. O órgão, a ser criado sem remuneração, reunirá os ex-governadores sob a presidência do governador de plantão.

Antes de enviar o projeto, obviamente, o governador Camilo Santana ligou para cada um dos ex-gestores, quais sejam: Adauto Bezerra, Gonzaga Mota, Tasso Jereissati, Ciro Gomes, Chico Aguiar, Lúcio Alcântara e Cid Gomes. A ideia foi muito bem aceita.

A ideia do projeto é que o grupo se reúna, ao menos, duas vezes por ano para tratar de temas estratégicos para o desenvolvimento do Ceará.