Pandemia no foco da pauta

Legenda: Novos vereadores tomaram posse no dia 1° de janeiro
Foto: José Leomar

A pouco mais de dez dias para o início dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Fortaleza, já é expressivo o número de propostas protocoladas pelos vereadores empossados para a nova legislatura. Como era de se esperar, a pandemia de Covid-19 domina o teor de muitas medidas já apresentadas. Uma das matérias quer, por exemplo, incluir trabalhadores e alunos da rede pública municipal de educação na primeira fase do grupo prioritário do programa de vacinação contra a Covid-19 de Fortaleza. 

Outra propõe a concessão de benefícios fiscais a empresas, com a isenção do pagamento do IPTU de imóveis não residenciais e de taxas tributárias para renovação de qualquer alvará ou licença. A primeira é de um vereador da base governista, Lúcio Bruno (PDT), enquanto a segunda foi proposta por Márcio Martins (Pros), parlamentar de oposição. Em comum, os dois exemplos ilustram discussões relevantes que precisam ser feitas pelos vereadores a partir do dia 1º de fevereiro.

Mesmo que não haja viabilidade de aprovação de tais propostas, por limitações legislativas ou falta de consenso, saúde e economia devem ser pautas prioritárias também no Legislativo Municipal. Proposições de cunho ideológico ou que funcionam como mero aceno às bases eleitorais também se destacam, quantitativamente, durante o recesso parlamentar, mas há questões mais urgentes a serem discutidas.

Bancada definida

Os três senadores do Ceará já têm votos definidos na eleição para a Presidência da Casa, marcada para 1º de fevereiro. Ontem, tanto Tasso Jereissati (PSDB) quanto Eduardo Girão (Podemos) foram às redes sociais para reafirmar apoio à candidatura de Simone Tebet (MDB-MS).

O parlamentar do Podemos já sinalizou que, assim como fez na última eleição no Senado, apresentará voto aberto, enquanto o tucano aproveitou a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos para dizer que a emedebista “será a nossa Nancy Pelosi”, em referência à presidente da Câmara norte-americana. Cid Gomes (PDT), por sua vez, já manifestou apoio a Rodrigo Pacheco (DEM-MG), embora veja em Simone Tebet também um bom perfil para o posto.

Perda

O falecimento do prefeito eleito de Ereré, Otoni Queiroz (PDT), ontem, foi lamentado por diversas lideranças políticas cearenses. O governador Camilo Santana (PT) lembrou que o pedetista era servidor da Secretaria da Fazenda e prestou solidariedade a familiares e amigos. Atual titular da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) e ex-secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho (PDT) também homenageou Otoni Queiroz.

Equipe de Política redigiu a coluna



Assuntos Relacionados