Eleições municipais: Fortaleza no debate nacional

Antes mesmo do início da campanha eleitoral, havia a previsão de que Fortaleza estaria em um campo de disputa entre lideranças nacionais, antecipando cenários possíveis da eleição presidencial de 2022. Era previsível que fosse assim, dados os elementos que compõem o movimento eleitoral na capital cearense.

O primeiro é o fato de Fortaleza ser uma das maiores cidades do País e ter aqui um presidenciável, que é Ciro Gomes, do PDT, partido que detém a Prefeitura há oito anos. Some-se a isso, o fato de que, em 2018, o Ceará foi o único Estado em que Ciro bateu os dois principais concorrentes, Bolsonaro e Fernando Haddad, incluindo na Capital.

Polarização

A natureza da disputa, polarizada entre três candidaturas, segundo a última pesquisa Ibope, é outro fator a ser considerado. Sarto Nogueira (PDT) é ligado a Ciro, Capitão Wagner (Pros) tem a a simpatia de Bolsonaro e a candidata petista Luizianne Lins, é ligada ao ex-presidente Lula. Essa influência do PDT na Capital é que está em jogo. 

Territórios

Vencer em uma grande capital eleva os territórios de influência política para os que estão de olho em 2022 e Fortaleza, pelos resultados de 2018, significa, pelo menos, avançar uma casa para os concorrentes à Presidência. Ao PDT, o desafio é manter o espaço de poder para chegar firme em 2022. Por isso, a campanha na Capital tem tido uma conotação diferenciada.

Novos personagens

Mas não apenas as três figuras centrais estão de olho na disputa da Capital cearense. Nos últimos dias, o ex-ministro Sérgio Moro, que inicia nova estratégia para entrar no cena de disputa nacional de 2022, entrou no cenário em Fortaleza. Ele deu declaração em favor de Capitão Wagner em relação ao motim dos PMs no início do ano. Segundo Moro, Wagner agiu para tentar resolver o problema.

Evidentemente, a fala do ex-ministro não é despretenciosa, como ele quis passar. No mesmo contexto da declaração de Moro, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B) também deu pitaco ao alfinetar Moro, mostrando que os agentes da política nacional estão mesmo ligados na disputa local.

Temas locais

Diferentemente dos pleitos nacionais, as eleições municipais tendem a focar nos problemas da cidade e na avaliação do que fizeram os gestores. No caso de Fortaleza, entretanto, pelos elementos citados, uma nacionalização seria inevitável.