Deputada Augusta Brito é a primeira mulher a assumir liderança do Governo do Ceará na Assembleia

Isso será possível devido ao pedido de licença do então líder, Júlio César Filho, e do vice-líder, Walter Cavalcante

Legenda: Augusta Brito foi eleita pela primeira vez como deputada estadual em 2014 e reeleita em 2018
Foto: Foto: José Leomar

A deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) é a primeira mulher na história a assumir a função destacada de líder de um governo do Estado do Ceará na Assembleia Legislativa. Isso será possível devido ao pedido de  licença do então líder, Júlio César Filho (Cidadania), e do vice-líder, Walter Cavalcante (MDB).

Atualmente, a vice-governadora do Ceará é Izolda Cela (PDT), ela também foi a primeira mulher a assumir o governo do Estado em uma viagem do governador Camilo Santana (PT).

Perfil

Augusta Brito foi eleita pela primeira vez como deputada estadual em 2014 e reeleita em 2018. Parte da base do governo Camilo, Augusta se destaca em projetos voltados para mulheres e sociais, tendo vários proposições de sua autoria já aprovadas na Casa - a mais recente foi a que estabelece aplicação de multa para quem divulgar notícias falsas intencionalmente no Estado sobre pandemias e epidemias. A matéris já foi sancionada pelo chefe do Executivo e está valendo.

Além disso, Augusta também é membro do Conselho de Ética da Assembleia e de várias comissões da Casa. No primeiro mandato, foi a primeira parlamentar do PCdoB a ocupar um cargo na Mesa Diretora da Casa, conquistando o cargo de 4ª secretária.