No movimento mais atípico até o momento na onda de trocas de legenda na Janela Partidária, o vereador Wellington Sabóia anunciou que está deixando o PMB e assumindo o diretório municipal do Podemos em Fortaleza. Mesmo o partido não estando oficialmente na base do prefeito José Sarto, o parlamentar, que está licenciado para ocupar secretaria na gestão municipal, segue no apoio ao prefeito.
Sabóia vinha articulando a formação de uma chapa de vereadores para a eleição de outubro, mas a decisão de ir ao Podemos ocorreu somente agora, na reta final da janela partidária. A posição do partido, segundo ele, deve ser de neutralidade no pleito de Fortaleza em relação ao Executivo.
“Eu fiz essa tratativa envolvendo as lideranças nacionais do Partido. O compromisso é que a gente monta a chapa de vereadores e que na eleição ao Executivo, o partido fique neutro”, diz.
Nas redes sociais, o secretário, que deixará o cargo em breve, comentou a decisão. “Sigo fazendo parte e acredito no projeto liderado pelo prefeito Sarto em Fortaleza. Nada mudou em relação ao meu total apoio à reeleição do prefeito, que vem fazendo um grande trabalho na cidade.
Já a direção nacional do Podemos optou pela neutralidade nas eleições municipais”.
Se permanecer assim, com o Podemos na neutralidade, o tempo de TV do partido não será contabilizado para nenhuma das candidaturas majoritárias.
Havia a possibilidade de o partido se coligar ao candidato alinhado ao grupo do Governo do Estado cujo candidato deve ser do PT.
Comando estadual
Em nota, o comando estadual do Podemos confirma a costura com o vereador, que envolveu a nacional, mas considera que poderá voltar a conversar sobre coligações a partir de julho.