Série A destrinchada: qual campanha ideal para Ceará e Fortaleza? Veja projeção jogo a jogo

Tabela divulgada (embora possa mudar em função de competições internacionais e Copa do Brasil) possui nuances que podem mudar estratégias das equipes

Legenda: Ceará e Fortaleza têm grandes desafios na Série A
Foto: Foto: Felipe Santos/ cearasc.com

A CBF detalhou as 10 primeiras rodadas da Série A 2020. E resolvemos aproveitar o momento para analisar mais profundamente a tabela do campeonato. 

Projeção é algo difícil no futebol, mas de forma lúdica, nada impede de traçarmos alguns paralelos para o que pode acontecer. Por mais que todos os times se enfrentem, algumas nuances da tabela podem mudar a estratégia das equipes para lidar com esta grande competição de regularidade, que é a Série A.

>Veja tabela detalhada da Série A 2020

>Veja notícias de Ceará, Fortaleza e Ferroviário

Antes de tudo, vamos elencar algumas curiosidades da tabela de 2020:

  • Ceará joga 6 dos 10 primeiros jogos em casa, porém enfrenta times como Grêmio, Santos, Flamengo e ainda terá o Clássico-Rei como mandante. O inverso ocorre no segundo turno.
  • Fortaleza joga 6 dos 10 primeiros jogos fora de casa (ou sem o mando, no caso do Clássico-Rei). O inverso ocorre no segundo turno.
  • NA TEORIA, Fortaleza tem 4 dos primeiros 7 jogos contra times de patamar similar (Botafogo, Goiás, Bragantino e Ceará)
  • NA TEORIA, Ceará tem 5 dos primeiros 7 jogos contra times de patamar similar (Sport, Vasco, Bahia, Atlético/GO e Fortaleza)
  • NA TEORIA, o Ceará tem duas sequências de 4 jogos duríssimos nos turnos: a primeira (Clássico-Rei, Santos, Internacional e Flamengo), intercalação (Bragantino e Goiás), e a segunda (Palmeiras, Athletico/PR, Corinthians e São Paulo). São 10 rodadas em sequência com 8 jogos difíceis (na teoria).
  • NA TEORIA, Fortaleza tem uma tabela melhor distribuída entre times considerados de grande e médio porte, com mais intercalações de jogos difíceis x acessíveis. Somente uma sequência no meio da tabela de 3 jogos (Grêmio, Internacional e Santos) representa maior dificuldade em sequência (na teoria).

Agora, vamos projetar? O que seria uma campanha boa para Ceará e Fortaleza? Os presidentes são enfáticos que a manutenção na Série A já é uma grande vitória. Com base no histórico da competição, ao somar 51 pontos, os times asseguram confortavelmente lugar fora do Z-4 e ainda têm grandes chances de jogar a Copa Sul-Americana.

Confira a projeção, salve esse link e acompanhe:

Copy: Ceará e Fortaleza
Infogram

Confira nossos podcasts

Powered by RedCircle

Powered by RedCircle