As primeiras ideias do técnico Vojvoda na mudança de postura do Fortaleza

O argentino estreou à beira do gramado contra o Crato em vitória por 6 a 1 nesta quarta-feira (12)

O técnico argentino Juan Pablo Vojvoda estreou com goleada pelo Fortaleza. Nesta quarta-feira (12), em jogo marcado por chuva e apagão no estádio, o time venceu o Crato por 6 a 1 pelo Estadual. E o resultado serviu para mostrar a mudança de mentalidade tricolor: a busca incessante pelo gol.

É evidente que há um abismo técnico entre os clubes, mas foi a postura leonina que tornou isso latente. Em partidas recentes, contra rivais de menor investimento, o time tinha dificuldade para ser detentor da posse de bola ou administrar o resultado sem sustos, o que ocorreu nesse episódio.

“Me alegra ver uma equipe comprometida, respeitando o rival, que era inferior em categoria, mas que marcou a diferença (técnica) que tem de haver nesses casos".
Juan Pablo Vojvoda
Técnico do Fortaleza

Essa é a principal constatação mediante os três dias de atividades com Vojvoda, em que foi realizado treino até na data do jogo - prática pouco adotada no Brasil. Paralelo ao contexto, o argentino teve disposição para iniciar as novas ideias logo na estreia, inclusive na escalação.

Como pontos principais, um time atuando com dois meias de origem na armação, dois volantes equilibrados (um marcador e outro com liberdade no posicionamento), além de uma saída realizada com os dois zagueiros, em que os demais atletas ocupam o campo ofensivo. À beira do gramado, postura enérgica e de cobrança.

"Eu vivo a partida intensamente, essa é minha característica, mas também sou consciente que estou na frente de uma instituição e dos nossos jogadores e, às vezes, tenho que controlar minhas emoções e transmitir tranquilidade, mas o futebol é paixão".
Juan Pablo Vojvoda
Técnico do Fortaleza

O resultado foi um desejo do próprio Fortaleza, principalmente com as condições adversas do Raimundão. O novo teste será o Clássico-Rei, em nível de exigência maior, mas as primeiras ideias foram apresentadas e, inicialmente, devolveram a gana pela vitória de tempos anteriores.

Assista a coletiva do técnico Vojvoda