Vacinação de idosos com mais de 75 anos em Maracanaú é iniciada nesta segunda

Segundo lote de doses deve chegar nesta terça (26). Agendamento por telefone será oferecido para cadastro para recebimento do imunizante

Escrito por Redação ,
Legenda: Secretário da Saúde do município afirmou que a vacinação do grupo de idosos de mais de 75 anos foi adiantada para esta segunda em razão do segmento ser prioritário do ponto de vista epidemiológico.
Foto: divulgação/Prefeitura de Maracanaú

Francisco Agostinho de Sousa teve, na tarde desta segunda-feira (25), um motivo a mais para ficar feliz: ele foi o primeiro vacinado do grupo de idosos de mais de 75 anos em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A imunização ocorreu no Centro Integrado de Esporte e Lazer das Gerações e dá seguimento à vacinação contra a Covid-19 na Cidade, na qual mais de mil pessoas já receberam a vacina.

O idoso, que não é natural do município, atuou ativamente no Conselho de Defesa Social do Conjunto Timbó por 22 anos. Orgulhoso, não escondeu os sentimentos pelo recebimento do imunizante. "Eu me sinto muito feliz, porque era uma coisa que eu já estava esperando. Quando eu recebi o convite foi uma satisfação muito grande", declarou.

Legenda: Após receber a vacina, Francisco Agostinho de Sousa mostrou felicidade e confiança quanto à imunização: ""se Deus quiser, isso aqui vai dar tudo certo", disse.
Foto: divulgação/Prefeitura de Maracanaú

Veja também

Para o prefeito Roberto Pessoa, o momento é "histórico". "Já quase concluímos [a vacinação] dos agentes de saúde, que são mais próximos nos atendimentos dos pacientes de Covid", citou.

Pessoa também frisou que a Prefeitura está cadastrando as pessoas que deverão receber a vacina neste momento. Quem não puder se locomover até o ponto de vacinação mais próximo receberá a vacina em casa.

Novas doses da vacina em Maracanaú

O secretário da Saúde do município, Galba Moita, indica que novas doses devem chegar por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) ainda nesta terça-feira (26). A CoronaVac, aplicada na Cidade, é aplicada em duas doses. "Uma delas está guardada para depois de 28 dias ser aplicada em quem recebeu a primeira dose", explica.

O titular da pasta municipal afirmou que o grupo de idosos acima de 75 anos é contemplado no segundo lote, mas, por ser um grupo prioritário do ponto de vista epidemiológico, foi adiantado. Moita ressaltou o seguimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) na determinação das pessoas que recebem o imunizante. "O PNI determina que, neste momento, os prioritários são os que estão na linha de frente no combate à Covid, especialmente UPA, emergência e ala Covid", cita, acrescentando que os demais profissionais da saúde serão incluídos após o recebimento do terceiro lote.

Apesar do adiantamento do grupo, o secretário garante que todas as pessoas receberão as duas doses do imunizante no tempo devido. "Nós estamos controlando todos eles que foram vacinados, e temos a garantia que eles serão chamados para a segunda dose no tempo correto da vacina".

Agendamento para vacinação

Galba Moita também sinalizou a possibilidade de agendamento por telefone para recebimento da vacina, a ser aplicada na unidade de saúde mais próxima da residência. "Os idosos estão sendo separados em dois fluxos em razão do risco de contágio pelo novo coronavírus. De manhã, há o fluxo geral de imunização [de crianças, gestantes, entre outros]; à tarde, o atendimento para Covid", destacou.

Ele frisa que, ao fim do turno, haverá uma higienização da sala de vacina, e o atendimento será retomado ao meio-dia. "Não adianta ir pro posto de saúde, pois, na verdade, há toda uma organização para os demais grupos. No momento correto, o Ministério da Saúde vai sinalizar, e tudo vai ser feito por teleagendamento".

O agendamento pode ser feito pelos telefones (85) 3521-6516 ou (85) 98157-5322, das 8h às 20h.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados