Secretária pede para que data e hora de vacinação contra Covid-19 sejam cumpridas em Fortaleza

Medida busca evitar que cenas de aglomerações e filas em postos de vacinação se repitam

Escrito por Redação ,
Fila em policlínica do Jóquei Clube
Legenda: Profissionais da unidade buscaram orientar a população com as medidas sanitárias após as aglomerações.
Foto: Cristiano Pantanal

Depois de um domingo com registros de filas e aglomerações em pontos de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza, a secretária da Saúde do Município, Ana Estela Leite, pediu para que os idosos só compareçam para a imunização no dia e horário marcados.

A vacina contra a Covid-19 na Capital está sendo aplicada em idosos a partir de 68 anos, apenas naqueles cadastrados no sistema Saúde Digital e agendados. Em paralelo, pessoas de 69 a 74 anos continuam sendo vacinadas no Município. 

>> Veja a lista de idosos agendados para esta segunda

Em transmissão pelas redes sociais nesta segunda-feira (29), a secretária disse que foram registradas situações de "idosos agendados pras 9h chegando ao meio-dia, idosos agendados pras 9h chegando bem antes do horário, quando o serviço só se inicia às 9h. Isso é um prejuízo para aquele que cumpre rigorosamente o horário", destacou.

"Verifique o dia e o horário e não venha fora desse horário. Porque isso gerou muitos transtornos em alguns locais de vacinação", disse a secretária.

"Você acaba aglomerando, gerando exatamente risco pra você e pro outro idoso que está ali presente, cumprindo seu horário. O pedido que nós fazemos é que cumpram rigorosamente o que nós planejamos, agendamos, de data e horário pra sua vacinação".

Aglomerações

Fila em Policlínica do Bonsucesso
Legenda: Segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 começou na Capital na última segunda-feira (22).
Foto: VC Repórter

Neste domingo, embora a imunização estivesse sendo realizada em 49 pontos da Capital, o Diário do Nordeste recebeu registros de aglomeração e longas filas. No bairro Autran Nunes, o Posto de Saúde Eliézer Studart registrou muita gente à espera da vacina durante a manhã.

Já a Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso, foi um dos locais de vacinação tumultuados ao longo da manhã, com longa fila.

Vacinação em Fortaleza

A aplicação da vacina contra a Covid-19 continua em Fortaleza nesta segunda com aplicação em idosos a partir de 68 anos.

Neste domingo, a Capital teve recorde de aplicação do imunizante, com 18.377 idosos vacinados. Em todo o fim de semana, foram 33.293 idosos, segundo a secretária Ana Estela.

Documentos necessários para se vacinar

  • Documento com foto 
  • CPF
  • Comprovante de agendamento e de residência

De acordo com a SMS, o tipo de imunobiológico aplicado e data da segunda dose serão disponibilizadas no próprio cartão de vacinação.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados