Rede Cuca começa a aplicar 2ª dose da Coronavac em idosos a partir desta quinta-feira (11)
As unidades drive-thru e o Centro de Eventos do Ceará já estavam distribuindo a segunda porção do imunizante
Os idosos que foram vacinados com a Coronavac poderão, a partir desta quinta-feira (11), receber a segunda dose do imunizante nos Cucas em Fortaleza, conforme agendamento. A informação foi repassada pela coordenadora das regionais em saúde, Fabiana Sales, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais realizada nesta quarta-feira (10).
As quatro unidades da rede estão participando da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. São elas:
- Cuca Jangurussu;
- Cuca Mondubim;
- Cuca Barra;
- Cuca José Walter.
Além dos equipamentos municipais, outros locais já estavam distribuindo a segunda dose do imunizante em Fortaleza. São eles:
- Centro de Eventos do Ceará (drive-thru e presencial);
- Arena Castelão (drive-thru);
- Shopping RioMar Kennedy (drive-thru);
- Shopping RioMar Fortaleza (drive-thru).
Para receber a segunda dose da Coronavac é necessário levar documentos de identidade com foto, comprovante de residência, além do cartão de vacinação, já que o "documento tem exatamente a marca da vacina que você recebeu e qual foi a data", explicou a titular da Secretária Municipal de Saúde (SMS), Ana Estela.
O público alvo deve procurar as unidades somente no horário em que a Secretária Municipal de Saúde (SMS) indicar, através de mensagem de WhatsApp e de e-mail.
Troca de modalidade drive-thru/domiciliar
Idoso que desejarem alterar a modalidade escolhida para receber a vacina de drive-thru para domicílio, e vice-versa, também podem entrar em contato pelo número de telefone: 156. Ou pelo link enviado para os e-mails cadastrados no Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza.
Também por esses meios é possível ainda alterar outros dados cadastrais, como endereço, telefone e e-mail.
Como ir ao drive-thru sem carro
Os idosos que não tem condição ou veículo para se deslocar até os pontos de vacinação do sistema drive-thru em Fortaleza, tem o direito de solicitar o serviço de translado custeado pelo governo. Para ter acesso ao benefício basta ligar para o número 156.
Segundo o governador Camilo Santana, taxistas e motoristas de aplicativo foram contratados para levar os idosos que solicitarem o serviço para os locais de imunização.
Como fazer o agendamento
Os agendamentos para a imunização são feitos com base na integração realizada com a Prefeitura de Fortaleza. As pessoas já cadastradas no Vacine Já ou no app Mais Saúde Fortaleza são alocadas nas agendas disponíveis.
A lista com nomes dos pacientes agendados no drive-thru é disponibilizada no site da prefeitura todos os dias. A confirmação do agendamento é feita apenas pelo e-mail ou telefone inscrito durante o cadastro.
Já no caso da vacinação domiciliar de idosos, a confirmação de dia e horário da visita dos vacinadores chega por e-mail ou mensagem de WhatsApp até 72 horas antes da aplicação. A confirmação é enviada de acordo com mapeamento das rotas de vacina definido pela SMS.
Agendamento para idosos acima de 90 anos
Pessoas com idade acima de 90 anos e cadastradas no Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, não precisam agendar horário para receber o imunizante nos centros de vacinação drive-thru. Basta se deslocarem até o local para serem atendidos.