Profissionais de saúde são vacinados no 2º dia de campanha no Centro de Eventos; veja vídeo

O local está reservado somente para a imunização desse público, mas idosos compareceram novamente e foram vacinados; a recomendação é aguardar novo agendamento

Escrito por Redação ,
VACINA
Legenda: Profissionais de saúde continuam sendo vacinados na Capital
Foto: José Leomar

O segundo dia de vacinação dos profissionais da saúde começou às 9h30, no Centro de Eventos, em Fortaleza. As filas começaram a se formar por volta das 7 horas. O local está reservado somente para a imunização desse público. Porém, os idosos que tiveram o serviço agendado devido erro no sistema compareceram novamente. E foram vacinados. 

Veja também

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que realizou contatos com essas pessoas para comunicar a falha e solicitou que não se deslocassem. Mas, assim como na segunda-feira (25), aqueles que compareceram foram atendidos, em sistema drive-thru, para evitar exposição ao risco de contaminação. 

Já sobre os trabalhadores, para serem vacinados nesta terça (26), eles precisarão comprovar que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. A partir de quarta-feira (27), será exigida, também, a comprovação de que eles atuam na rede hospitalar da Capital. 

O site Vacine Já, destinado ao agendamento, registrou mais de 1 milhão de acessos envolvendo os grupos prioritários contemplados nesta primeira fase. Para assegurar a eficácia do processo, a Secretaria Municipal da Saúde cumprirá, ao longo dos próximos dias, um cronograma específico no Centro de Eventos do Ceará. 

Quem será imunizado nesta terça-feira (26)

Apenas trabalhadores da saúde ativos, previamente cadastrados, que atuam em contato direto com pacientes. Para fins comprobatórios, é necessária a apresentação de documento original com foto, além de um comprovante profissional, a exemplo de contracheques, carteiras de trabalho e declarações do equipamento de saúde em que trabalha.

De quarta-feira a domingo (27 a 31/01)

Trabalhadores da saúde ativos atuantes em hospitais. A validação do cadastro prévio para a imunização será realizada, também, mediante apresentação de documentos comprobatórios originais com foto, além de um registro profissional, a exemplo de contracheques, carteiras de trabalho e declarações do equipamento de saúde em que atua.

Imunização de idosos acima de 75 anos

VACINAÇÃO
Legenda: Idosos foram vacinados novamente nesta terça-feira (26)
Foto: José Leomar

Também pertencentes ao grupo de risco contemplado na primeira Fase do Plano de Vacinação, idosos acima de 75 anos previamente agendados serão, a partir da próxima quarta-feira (27/01), imunizados em domicílio ou, caso prefiram, em pontos de drive-thru ainda a serem divulgados. 

“Os idosos acima de 75 anos cadastrados receberão, via e-mail ou WhatsApp, informações detalhadas acerca do momento da vacinação. Aqueles que optarem por não serem imunizados em casa poderão escolher postos de drive-thru que serão definidos nos próximos dias conforme a demanda”, informou a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.

Os idosos que não possuem acesso à internet poderão realizar o cadastro nas plataformas disponibilizadas em postos de saúde. “Um familiar poderá se dirigir ao posto de saúde da família. Lá, equipes estarão a postos para a finalidade”, declarou Ana Estela.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados